A Aprilia aproveitou o Salão de Milão realizado essa semana na Itália para lançar os modelos 2018 das espetaculares superbikes RSV4RF e RSV4RR. As motocicletas ganharam um kit de competição que inclui asas, as mesmas que foram banidas da MotoGP.
Ambos os modelos passaram por uma série de aperfeiçoamentos, como partes de carbono, tanque de combustível mais leve, bateria de lítio e um sistema de escapamento Akrapovic, que contribuiu para uma redução de 10 quilos no peso geral. São apenas 180 kg no total.
Se o peso caiu, a potência subiu. Graças a um novo cabeçote, virabrequim retrabalhado, além de molas, válvulas e pistões com um tratamento especial em sua superfície para diminuir o atrito, o motor agora está rendendo cerca de 6 cv à mais, segundo a marca de Noale.
O propulsor (um quatro cilindros em V de 998 cm³), combinado ao escapamento Akrapovic e à uma nova ECU (com um modo exclusivo para o sistema de exaustão render a pleno) agora oferece estonteantes 215 cavalos no virabrequim.
Para controlar tanta potência, a Aprilia instalou pequenos apêndices aerodinâmicos na carenagem, tal qual a RS-GP de MotoGP. As asas, além de auxiliar na estabilidade em altas velocidades, aproveita um pouco o marketing do campeonato às suas motos de rua. Os grafismos, inclusive, são muito semelhantes.
Ainda não há nenhuma palavra sobre o preço, nem disponibilidade, muito menos para o Brasil. A Aprilia faz maravilhas que só admiramos em fotos, infelizmente. Agora, no entanto, temos o Grupo Piaggio se instalando no país para cobrar alguma coisa. Mas, até o momento, eles preferiram trazer scooters de 50 mil reais…