Nesse final de semana saberemos quem será o campeão da Moto2 com a última etapa da temporada 2025, o Grande Prêmio de Valência, na Espanha. Diogo Moreira tem as melhores chances, mas Manuel Gonzalez não vai desistir tão fácil.

Depois da sensacional vitória no Grande Prêmio de Portugal, no último domingo (9) em Portimão, Moreira (Italtrans) abriu 24 pontos de vantagem sobre Gonzalez (Intact GP), com 30 ainda em jogo. Apenas os dois tem chances de título a partir de agora.
A situação de Moreira, portanto, é extremamente favorável. O brasileiro pode se dar ao luxo de terminar até na 14ª posição que ainda assim será campeão mundial, mesmo que Gonzalez vença. Mas o brasileiro já disse que vai pilotar para vencer, como fez em todas as outras etapas.
“Quero continuar assim e continuar vencendo. Vou forçar bastante em Valência e lutar pela vitória. Tenho que manter o foco e aproveitar com a minha equipe, porque esta será minha última corrida na Moto2“, disse Moreira após o GP de Portugal.
Caso o brasileiro abandone, González só poderá se sagrar campeão de 2025 com uma vitória. Se o espanhol vencer e o brasileiro terminar em 15ª, eles ficarão empatados em pontos. Nesse cenário, o número de vitórias decidirá o título, e Manuel ganha, pois terá cinco vitórias, uma a mais que Diogo.
Ambos os pilotos venceram quatro corridas cada em 2025. Curiosamente, Gonzalez triunfou exclusivamente na primeira metade da temporada, enquanto que Moreira começou a vencer na segunda. Ele só tomou a liderança do espanhol após o GP da Malásia, em outubro.
Outra situação possível: Se um piloto que não seja Manuel Gonzalez conquistar o troféu de vencedor em Valência, Moreira será o campeão. Seus rivais diretos, David Alonso, Daniel Holgado, Jake Dixon e Aron Canet, estarão, involuntariamente o ajudando nesse fim de semana.
Em termos técnicos, Moreira e Gonzalez estão em situação quase idêntica. Ambos pilotam motos com chassi Kalex, mas o brasileiro utiliza suspensões Öhlins, enquanto que o espanhol, WP. A Italtrans já foi campeã em 2020 com Enea Bastiainini. Para a Intact GP, esse seria o primeiro título.
“Manuel já tem o vice-campeonato garantido; ele não tem nada a perder, então pode e vai dar tudo de si para vencer. Com certeza, vamos tentar de tudo. Somos realistas, mas também sabemos que tudo pode acontecer”, disse o diretor da equipe Intact, Jürgen Lingg.
1.Diogo Moreira, 281 pontos
2.Manuel Gonzalez, 257
3.Barry Baltus, 232
4.Aron Canet, 226
5.Jake Dixon, 215
6.Daniel Holgado, 188
7.David Alonso, 153
8.Celestino Vietti, 149
9.Albert Arenas, 145
10.Senna Agius, 140
11.Izan Guevara, 109
12.Deniz Öncü, 100
13.Joe Roberts, 97
14.Marcos Ramirez, 96
15.Collin Veijer, 84
