Diogo Moreira venceu hoje (9) o Grande Prêmio de Portugal de Moto2 no circuito de Portimão. O brasileiro ultrapassou Collin Veijer nas últimas voltas e agora abriu confortáveis 24 pontos para Manuel Gonzalez que chegou apenas em sexto.

Moreira (Italtrans GP) já havia confirmado o bom ritmo ao garantir a pole position no sábado (8), enquanto que Gonzalez (Intact GP), que liderou o campeonto por muito tempo, havia sido apenas o oitavo. O brasileiro já havia chegado à Portimão com uma vantagem de cinco pontos no campeonato.
Na largada, que aconteceu com pista seca e tempo bom, Moreira partiu bem e manteve a liderança, mas acabou sendo superado na quarta volta pelo veloz holandês Collin Veijer (KTM Ajo), que havia largado em terceiro. Gonzalez, enquanto isso, pulava de oitavo para quinto.
Mas Gonzalez não conseguiu manter contato com os primeiros. O espanhol visivelmente se esforçava ao máximo, mas sua moto parecia desequilibrada e começou a ficar para trás, sendo superado por David Alonso (Aspar Team), Aron Canet (Fantic Racing) e Barry Baltus (Fantic Racing).
Moreira, por outro lado, nunca havia perdido contato com Veijer. O holandês era mais veloz na curva final e na reta de chegada, mas o brasileiro compensava isso com uma maior agilidade nas curvas lentas. Atrás deles, apenas Alonso e Canet conseguiam acompanhá-los.
Moreira estudou a melhor forma de recuperar a ponta até restarem três voltas para o final, quando superou o piloto da KTM Ajo na curva 4. Mesmo assim, os quatro primeiros permaneceram próximos e cruzaram a linha de chegada separados por menos de um segundo.
Baltus até tinha ritmo para brigar pela vitória, mas como ficou para trás na largada (era quarto no grid) e perdeu muito tempo em uma briga com Gonzalez, Jake Dixon e Celestino Vietti, acabou a corrida apenas em quinto, a mais de quatro segundos do quarteto líder. Dixon caiu a duas voltas da bandeirada.
Gonzalez salvou uma sexta posição, que também chegou a ser seriamente ameaçada. Daniel Holgado (Aspar Team) cruzou apenas meio segundo atrás, com Albert Arenas (Gresini), Senna Agius (Intact GP) e Izan Guevara (Pramac) próximos em sétimo, oitavo, nono e décimo, respectivamente.
Com mais essa vitória, a quarta na temporada, Moreira chega a 281 pontos, contra 257 de Gonzalez, uma diferença extremamente confortável para a última etapa do campeonato, o GP de Valência, que acontece já na próxima semana. Apenas os dois tem chances de título a partir de agora.
GP de Portugal de Moto2 – Classificação Final
1.Diogo Moreira, Kalex, 21 Runden em 35:40,573
2.Collin Veijer, Kalex, +0,090 seg
3.David Alonso, Kalex, +0,492
4.Aron Canet, Kalex, +0,992
5.Barry Baltus, Kalex, +5,214
6.Manuel Gonzalez, Kalex, +7,929
7.Daniel Holgado, Kalex, +8,376
8.Albert Arenas, Kalex, +9,153
9.Senna Agius, Kalex, +9,707
10.Izan Guevara, Boscoscuro, +10,008
11.Daniel Munoz, Kalex, +15,042
12.Alex Escrig, Forward, +15,252
13.Celestino Vietti, Boscoscuro, +16,556
14.Ivan Ortola, Boscoscuro, +17,916
15.Filip Salac, Boscoscuro, +18,789
Não completaram
– Jake Dixon, Boscoscuro,, 1 volta atrás
– Eric Ferrandez, Boscoscuro, 14 voltas atrás
– Ayumu Sasaki, Kalex, 17 voltas atrás
– Xabi Zurutuza, Kalex, 19 voltas atrás
