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MV Agusta Brutale 800 perde potência no modelo 2026

Lucas Carioli 30 de outubro de 2025

A MV Agusta apresentou essa semana o modelo 2026 da Brutale 800, que permanece essencialmente o mesmo, mas perdeu bastante potência de pico para se enquadrar aos últimos limites de emissões de poluentes na Europa.

O motor de três cilindros em linha e 798 cm³ agora está em plena conformidade com a norma antipoluição Euro 5+, que passa a ser obrigatória a todos os veículos novos em 1ª de janeiro. Até então, o propulsor só obedecia os limites do Euro5, menos rígidos.



Mas o preço a pagar foi alto em termos de potência máxima. Em sua última atualização, em 2021, o motor rendia 140 cv a 12.300 rpm, gerando 87 Nm de torque máximo a 10.250 rotações. Agora, ele está rendendo 112 cv a 11.000 rpm e 85 Nm 7.500 giros. Perceba que o torque é quase o mesmo e aparece bem antes.

A MV Agusta não entrou em detalhes sobre o que foi feito, apenas que o mapeamento do motor foi otimizado para os padrões Euro5+ e que isso não sacrificou a entrega de potência o ronco característico da Brutale 800. Como trata-se de uma moto de utilização urbana, eles estão apostando que a perda não será percebida.

O chassi treliçado de aço com suspensões reguláveis também foi mantido. Na dianteira, temos garfos invertidos Marzocchi de 43 mm de diâmetro, enquanto que a traseira conta com um monoamortecedor Sachs. O curso da suspensão é de 125 mm na dianteira e 130 mm na traseira.

A frenagem é garantida por pinças dianteiras Brembo M4.32 de montagem radial com discos flutuantes de 320 mm, complementadas por uma pinça traseira Brembo com disco de 220 mm. Os cilindros mestres de freio e embreagem são da Nissin. O peso a seco (sem combustível) é de 194 kg.



Graças a uma centralina eletrônica de seis eixos, os recursos de ajuda de pilotagem são bem completos. Temos quatro modos de pilotagem, controle de tração, controle de cruzeiro, ABS em curvas e sistema de controle de elevação da roda traseira. O painel TFT de 5,5 polegadas tem conectividade com o smartphone.

Além disso, a motocicleta conta com o Electronic Assisted Shift (EAS), uma caixa de câmbio eletrônica que permite a troca de marchas sem o uso da embreagem. Você ainda conta com outros recursos, como Função de geolocalização e envio de SMS de emergência.

A nova Brutale 800 chega aos concessionários MV Agusta europeus nos próximos meses apenas em uma opção de cor (antes havia cinza com preto), a nova coloração “Vermelho Opaco Ago” por cerca de 12.500 euros (na Itália), com 5 anos de garantia e impostos incluídos.

A fabricante italiana agora posiciona a Brutale 800 como “a porta de entrada para o universo MV Agusta” e com isso deixa claro que grandes novidades estão por vir. Tudo indica que uma Brutale com um motor completamente novo, de 950cc, vai ser apresentada na próxima semana, durante o Salão de Milão.

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