Senna Agius venceu hoje (19) o Grande Prêmio da Austrália de Moto2, sendo essa a sua primeira vitória na Categoria Intermediária e a primeira de um australiano nela. David Alonso chegou em segundo e Diogo Moreira em terceiro, posição que fez a sua diferença para Manuel Gonzalez no campeonato cair para apenas 2 pontos.

Moreira conquistou a pole position ontem (18) e teve ao seu lado Agius, contando com o incentivo da torcida, e seu companheiro de equipe e líder do campeonato Gonzalez, pressionado para manter-se na liderança. O dia hoje em Phillip Island estava ventoso e nublado, mas sem chuva.
Na largada, os dois pilotos da Intact GP agiram em conjunto para tomar a ponta de Moreira que recuou para terceiro. Mas o brasileiro não se intimidou e foi para cima de um Gonzalez nitidamente tenso com a disputa. Os dois trocaram de posições por algum tempo até Diogo se firmar em segundo.
Enquanto isso, Agius abria à frente. Um grupo de sete motos se formou na briga pela segunda posição, com Moreira liderando Gonzalez, David Alonso, Jake Dixon, Daniel Holgado e Barry Baltus, que fazia uma forte corrida de recuperação após recuar para 22ª.
Moreira conseguiu sustentar a segunda posição até restarem oito voltas para o final, quando o veloz Alonso ultrapassou Gonzalez e ele próprio para ficar em segundo. Logo em seguida, Dixon e Holgado também superaram o líder do campeonato que começou a ficar para trás.
O líder Agius não tinha noção da briga no grupo atrás dele. O australiano havia construído uma vantagem de mais de cinco segundos e caminhou para uma vitória confortável. Nas últimas curvas, Moreira tentou um ataque sobre Alonso, mas não conseguiu superá-lo na linha de chegada, onde cruzou apenas um décimo atrás.
Holgado ultrapassou Dixon e completou a corrida em quarto, com Barry Baltus fazendo o mesmo sobre Gonzalez nas últimas curvas. O espanhol precisou se contentar com uma pobre sétima posição. Albert Arenas, Aron Canet, e Ayumu Sasaki completaram os dez primeiros.
Com esses resultados, Gonzalez agora lidera o campeonato com 247 pontos, apenas dois a frente de Moreira, em franca ascensão nos últimos meses, não apenas em termos de carreira, como de pilotagem. A disputa pelo título da Moto2 vai ser o grande assunto das próximas duas etapas, na Malásia e em Valência.
GP da Austrália de Moto2 – Classificação Final
1.Senna Agius (AUS), Kalex, 23 voltas em 35:00,085 min
2.David Alonso (COL), Kalex, +3,684 seg
3.Diogo Moreira (BRA), Kalex, +3,721
4.Daniel Holgado (ESP), Kalex, +4,440
5.Jake Dixon (GBR), Boscoscuro, +4,510
6.Barry Baltus (BEL), Kalex, +5,378
7.Manuel Gonzalez (ESP), Kalex, +4,678
8.Albert Arenas (ESP), Kalex, +6,922
9.Aron Canet (ESP), Kalex, +9,842
10.Ayumu Sasaki (JAP), Kalex, +11,351
11.Adrian Huertas (ESP), Kalex, +11,717
12.Collin Veijer (HOL), Kalex, +12.094
13.Joe Roberts (EUA), Kalex, +12.466
14.Darryn Binder (ZA), Kalex, +12.927
15.Alonso Lopez (ESP), Boscoscuro, +19.516