Fermin Aldeguer venceu hoje (5) o Grande Prêmio da Indonésia de MotoGP no circuito de Mandalika. O rookie espanhol, que realiza sua primeira temporada na Categoria Rainha assumiu a liderança nos estágios iniciais e ninguém foi capaz de alcançá-lo. Marc Márquez e Marco Bezzecchi colidiram entre si.

Depois da dominância vista nos treinos livres, qualificação e Sprint Race, Bezzecchi (Aprilia) era apontado como franco favorito para a vitória na corrida principal de domingo. Até porque Márquez (Ducati), de ressaca das comemorações de seu nono título, parecia pouco inspirado e largava apenas em sétimo.
Assim como acontecera na Sprint, Bezzecchi largou mal e não conseguiu aproveitar a vantagem da pole position. O italiano perdeu várias posições e foi parar no grupo onde estava Márquez. A liderança da corrida ficou com Pedro Acosta (KTM), pela primeira vez nessa temporada.
Já no segundo setor da primeira volta, Bezzecchi tentou uma ultrapassagem por dentro, tocando na traseira de Márquez. Ambos os pilotos cairam, com Márquez capotando várias vezes na caixa de brita. O enecampeão se levantou, mas exames posteriores revelaram uma pequena fratura na clavícula direita.
Acosta liderou as primeiras seis das 27 voltas da corrida tendo Aldeguer (Gresini Ducati) em segundo, visivelmente mais rápido. Quando finalmente se livrou do antigo rival da Moto2, o espanhol começou a se distanciar até abrir quase 7 segundos quando cruzou a bandeirada!
Seu companheiro de equipe, Alex Márquez terminou a corrida em terceiro. Ele é praticamente o vice-campeão do mundo, porque Pecco Bagnaia (Ducati) teve outra prova para esquecer, caindo sem ser desafiado na última posição e com uma enorme diferença.
Brad Binder (KTM) realizou uma de suas melhores corridas no ano ao chegar em quarto, à frente de Joan Mir (Honda), Raul Fernandez (Trackhouse Aprilia), Fabio Quartararo (Yamaha), Franco Morbidelli (VR46 Ducati), Fabio di Giannantonio (VR46 Ducati) e Alex Rins (Yamaha) que fechou o top 10.
Com esse resultado, Aldeguer se torna o segundo piloto mais jovem a vencer na MotoGP, aos 20 anos e 182 dias, atrás apenas de Marc Márquez em 2013.Pela primeira vez desde Jorge Martin em 2021, um estreante na classe venceu em seu primeiro ano, algo que todos esperavam que Acosta fizesse.
No campeonato já decidido em favor de Márquez, o espanhol parmanece com 545 pontos, enquanto Alex agora soma 362 e se afasta de Bagnaia com 274. Bezzecchi (254), Acosta (215), Morbidelli (207) e Di Giannantonio (191) vem na sequência, com Aldeguer apenas em oitavo com 181.
GP da Indonésia – Classificação Final (10 primeiros)
- Fermin Aldeguer, Ducati, 27 voltas em 41:07.651 min
- Pedro Acosta, KTM, +6.987 seg
- Alex Marquez, Ducati, +7.896
- Brad Binder, KTM, +8.901
- Luca Marini,Honda +9.129,
- Raúl Fernández, Aprilia, +9.709
- Fabio Quartararo, Yamaha, +9.894
- Franco Morbidelli, Ducati, +10.087
- Fabio di Giannantonio, Ducati, +10.350
- Alex Rins, Yamaha, +13.223