De acordo com a imprensa italiana, Toprak Razgatloglu já teria assinado com a Pramac Yamaha para 2026 e o anúncio pode acontecer antes das férias de verão. O turco substituiria Jack Miller ou Miguel Oliveira?

Sandro Donato Grosso, um dos repórteres italianos mais bem informados da MotoGP na Sky Italia e muito conhecido do chefe da Pramac, Paolo Campinoti, está convencido de que o acordo está selado e o anúncio vai acontecer no GP da Itália, em Mugello.
Não é segredo que Razgatlioglu quer ir para a MotoGP. Dono de um talento extraordinário e uma sensibilidade para os limites de uma motocicleta como poucos, especialmente nos freios, o turco foi campeão com a Yamaha em 2021 e com a BMW em 2024, algo inimaginável até então.
O turco é daqueles que gosta de novos desafios para se manter motivado. Ganhar com uma BMW S1000RR foi um deles. Tendo vencido esse desafio, ele sente que não tem mais nada a provar no WorldSBK. A MotoGP é o próximo passo lógico.
Há também boas razões para a Pramac contratá-lo. O turco traria uma experiência valiosa com pneus Pirelli para a Yamaha. A fabricante italiana vai assumir o lugar da Michelin em 2027, o que ajudaria no desenvolvimento da motocicleta nova com motor V4.
Além disso, Toprak conhece bem Paolo Pavesio, o atual gerente da equipe Yamaha (que assumiu o lugar de Lin Jarvis esse ano). Juntos, eles ganharam o título do WorldSBK em 2021. Razgatlioglu também não fará exigências salariais excessivas, porque sabe que seu tempo na MotoGP está se esgotando.
Ainda assim, Razgatlioglu, de 28 anos, é mais novo que Jack Miller (30) e Miguel Oliveira (30), um dos quais deve substituir. O contrato do australiano termina após esta temporada e o português deve cumprir certas cláusulas de desempenho para que seu acordo seja automaticamente estendido.
Miller vem se destacando bastante nas últimas etapas, mas o seu desempenho sempre é irregular – portanto incerto. Oliveira, vencedor de cinco corridas na KTM, ainda se recupera de uma série de lesões nos últimos anos e ninguém sabe se ele recuperará a velha forma física.
Essa também não seria a primeira vez que a Yamaha “importa” um piloto do WorldSBK. Nos anos 2000, eles trouxeram Colin Edwards, campeão com a Honda em 2001. Em 2011, eles substituiram Valentino Rossi com Ben Spies, campeão em 2009 e grande nome na época.