Marco Bezzecchi venceu hoje (25) o Grande Prêmio da Inglaterra de MotoGP, no circuito de Silverstone. O italiano herdou a liderança do azarado Fabio Quartararo, que deve problemas mecânicos quando liderava com folga.

A corrida teve duas largadas. Na primeira, Alex Márquez (Gresini Ducati) disparou na ponta e tomou a liderança, mas botou tudo a perder caindo na primeira curva. A liderança ficou com seu irmão Marc Márquez (Ducati), seguido de Fabio Quartararo (Yamaha) e Pecco Bagnaia (Ducati).
Logo em seguida, houve um acidente envolvendo Franco Morbidelli (VR46 Ducati) e Aleix Espargaró (Honda). Antes de terminar a segunda volta, Marc caiu na sequência de esses e a Direção de Prova achou prudente acionar a bandeira vermelha e inspecionar a pista.
A segunda largada aconteceu 20 minutos depois com todos os pilotos de volta em uma corrida reduzida para 19 voltas. Dessa vez Pecco Bagnaia (Ducati) quem largou melhor, mas Quartararo conseguiu tomar a ponta na segunda curva. Daí em diante o francês disparou.
A Yamaha estava realmente bem nessa pista, porque não demorou muito para Jack Miller (Pramac Yamaha) escalar de quinto para segundo em duas voltas, deixando Bagnaia, Marc Márquez e Alex Márquez para trás. O mesmo não acontecia com a dominante Ducati.
Inexplicavelmente, Bagnaia e Márquez não conseguiam acompanhar o ritmo e chegaram a sair juntos da pista na mesma curva perdendo muitas posições. Pior para o italiano, que acabaria caindo na volta seguinte quando corria no meio do pelotão. Márquez se ligou e continuou com mais cautela.
Na metade da corrida o ritmo intenso começou a afetar Miller, que perdeu a segunda posição para os velozes Johann Zarco (LCR Honda) e Marco Bezzecchi (Aprilia). O italiano, nesse momento era o piloto mais veloz da corrida e tentaria buscar Quartararo.
Quartararo, no entanto, vinha sustentando bem a liderança quando subitamente, levantou o braço na 12ª volta. Sua Yamaha YZR-M1 apresentou problemas no dispositivo que regula a altura da suspensão traseira e o francês teve que parar na antiga linha de chegada do circuito.
Bezzecchi assumiu a ponta com Zarco dois segundos atrás e Marc Márquez, que havia superado Morbidelli, em terceiro, cinco segundos atrás. Em uma corrida de várias reviravoltas, o octacampeão, que parecia fora de disputa, estava no jogo novamente.
Mas não era o dia de Marc Márquez. Ao invés de reduzir a diferença para Zarco, o espanhol voltou a ser ameaçado por Morbidelli nas últimas voltas. A disputa entre os dois foi curva a curva e decidida apenas na linha de chegada, com apenas 17 milésimos separando os dois pilotos.
Bezzecchi então venceu pela primeira vez na MotoGP desde o GP da Indonésia de 2023. Essa também foi a primeira vitória da Aprilia desde o GP dos EUA de 2024. Uma vitória importante em um momento em que sua competitidade era posta em dúvida com os rumores de saída de Jorge Martin.
Vencedor na França, Zarco fez outra corrida brilhante para chegar em segundo, com Márquez em terceiro. Morbidelli, Alex Márquez, Pedro Acosta (KTM), Miller, Luca Marini (Honda) e Fermin Aldeguer (Gresini Ducati) completaram os dez primeiros.
No campeonato, Marc Márquez chegou a 196 pontos, contra 172 de seu irmão Alex. Cada cez mais distante, Bagnaia tem apenas 124 pontos. Morbidelli ainda é o quarto com 98, mas com as boas prestações das últimas corridas, Zarco encosta em quinto com 97 pontos.
GP da Inglaterra – Classificação Final
1.Marco Bezzecchi (ITA), Aprilia, 19 voltas em 38:16.037 min
2.Johann Zarco (FRA), Honda, +4,088 seg.
3.Marc Márquez (ESP), Ducati, +5.929
4.Franco Morbidelli (ITA), Ducati, +5.946
5.Alex Márquez (ESP), Ducati, +6.024
6.Pedro Acosta (ESP), KTM, +7.109
7.Jack Miller (AUS), Yamaha, +7.398
8.Luca Marini (ITA), Honda, +7.729
9.Fermín Aldeguer (ESP), Ducati, +8.584
10.Fabio Di Giannantonio (ITA), Ducati, +9.764
11.Joan Mir (ESP), Honda, +10.320
12.Maverick Viñales (ESP), KTM, +11.318
13.Raúl Fernández (ESP), Aprilia, +16.175
14.Brad Binder (ZA), KTM, +16.262
15.Alex Rins (ESP), Yamaha, +16.312
16.Miguel Oliveira (POR), Yamaha, +31.641
17.Enea Bastianini (ITA), KTM, +38.225
18.Lorenzo Savadori (ITA), Aprilia, +40.488
19.Somkiat Chantra (TAI), Honda, 48.884