O gerente da equipe Yamaha de MotoGP, Paolo Pavesio contou mais sobre o trabalho que está sendo feito para desenvolver o novo motor V4 que a fabricante vai usar no futuro. Ele não descarta correr em uma participação curinga ainda esse ano.

Pavesio, que assumiu o cargo esse ano depois de 25 anos de liderança de Lin Jarvis, disse que a Yamaha está fazendo não apenas um novo motor, mas uma motocicleta completamente nova. E isso naturalmente demanda um tempo mais longo de gestação.
“O projeto está a todo vapor. Mas gostaria de enfatizar novamente que não se trata de converter um motor. Estamos falando de uma motocicleta completamente nova e estamos trabalhando para deixá-la pronta para as corridas. Além da funcionalidade pura, também precisamos criar um equilíbrio para a competição. Só então poderemos continuar as comparações internas com a moto atual”, disse Pavesio ao Speedweek.
“Queremos fazer uma aparição como wildcard este ano, o mais rápido possível. Quanto mais cedo pudermos fazer este teste em um fim de semana de GP, mais rápido avançaremos no desenvolvimento”, acrescentou. “No entanto, posso descartar a possibilidade de corrermos com a moto V4 antes das férias de verão. Espero que possamos voltar ao trabalho logo após as férias de verão.”
O protótipo com motor V4 já foi para a pista, em um teste particular no circuito de Valência, mês passado, pelas mãos dos pilotos de teste. Pavesio se mostra satisfeito com eles: “Estamos trabalhando no desenvolvimento com três pilotos. Além de Augusto Fernandez, Cal Crutchlow está de volta este ano e também podemos contar com “Dovi” [Andrea Dovizioso] para temas especiais.”
“Augusto tem muita responsabilidade e ele aceita esse papel e sente a sua importância para o projeto. Ele é o nosso quinto piloto de fábrica e, se possível, gostaríamos de continuar trabalhando com ele como piloto de testes e reserva além de 2025”, elogiou. Dispensado da KTM, Fernandez ingressou na Yamaha esse ano e já substiuiu Miguel Oliveira em três provas.
Mesmo sem o motor V4, a Yamaha parece em ascensão na MotoGP novamente: Fabio Quartararo vem de um segundo lugar no GP da Espanha e marcou a pole position no GP da França. O campeão de 2021 chegou a liderar ambas as corridas.