Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

  • Notícias
    • Recall
  • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • MotoGP

Yamaha não descarta correr com motor V4 em um WildCard ainda esse ano

Lucas Carioli 16 de maio de 2025

O gerente da equipe Yamaha de MotoGP, Paolo Pavesio contou mais sobre o trabalho que está sendo feito para desenvolver o novo motor V4 que a fabricante vai usar no futuro. Ele não descarta correr em uma participação curinga ainda esse ano.

Pavesio, que assumiu o cargo esse ano depois de 25 anos de liderança de Lin Jarvis, disse que a Yamaha está fazendo não apenas um novo motor, mas uma motocicleta completamente nova. E isso naturalmente demanda um tempo mais longo de gestação.



“O projeto está a todo vapor. Mas gostaria de enfatizar novamente que não se trata de converter um motor. Estamos falando de uma motocicleta completamente nova e estamos trabalhando para deixá-la pronta para as corridas. Além da funcionalidade pura, também precisamos criar um equilíbrio para a competição. Só então poderemos continuar as comparações internas com a moto atual”, disse Pavesio ao Speedweek.

“Queremos fazer uma aparição como wildcard este ano, o mais rápido possível. Quanto mais cedo pudermos fazer este teste em um fim de semana de GP, mais rápido avançaremos no desenvolvimento”, acrescentou. “No entanto, posso descartar a possibilidade de corrermos com a moto V4 antes das férias de verão. Espero que possamos voltar ao trabalho logo após as férias de verão.”

O protótipo com motor V4 já foi para a pista, em um teste particular no circuito de Valência, mês passado, pelas mãos dos pilotos de teste. Pavesio se mostra satisfeito com eles: “Estamos trabalhando no desenvolvimento com três pilotos. Além de Augusto Fernandez, Cal Crutchlow está de volta este ano e também podemos contar com “Dovi” [Andrea Dovizioso] para temas especiais.”

“Augusto tem muita responsabilidade e ele aceita esse papel e sente a sua importância para o projeto. Ele é o nosso quinto piloto de fábrica e, se possível, gostaríamos de continuar trabalhando com ele como piloto de testes e reserva além de 2025”, elogiou. Dispensado da KTM, Fernandez ingressou na Yamaha esse ano e já substiuiu Miguel Oliveira em três provas.

Mesmo sem o motor V4, a Yamaha parece em ascensão na MotoGP novamente: Fabio Quartararo vem de um segundo lugar no GP da Espanha e marcou a pole position no GP da França. O campeão de 2021 chegou a liderar ambas as corridas.

Post navigation

Previous Executivos da Harley-Davidson permanecem após votação polêmica. Entenda
Next Mercado brasileiro foi um dos que mais cresceu no mundo no Q1 de 2025

Leia também

Raul Fernandez fica em primeiro nos testes de Valência. Razgatlioglu e Bulega brilham
  • MotoGP

Raul Fernandez fica em primeiro nos testes de Valência. Razgatlioglu e Bulega brilham

18 de novembro de 2025
Diogo Moreira pilota Honda de MotoGP pela primeira vez. Veja as fotos
  • MotoGP

Diogo Moreira pilota Honda de MotoGP pela primeira vez. Veja as fotos

18 de novembro de 2025
Bezzecchi vence de ponta a ponta em Valência
  • MotoGP

Bezzecchi vence de ponta a ponta em Valência

16 de novembro de 2025
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.