Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

  • Notícias
    • Recall
  • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • MotoGP

Por que Martin quer deixar a Aprilia? Honda pode estar por trás disso

Lucas Carioli 13 de maio de 2025

De acordo com os jornalistas espanhóis, Jorge Martin já estaria tentando se livrar da Aprilia. Mas por que o campeão mundial quer deixar a moto que mal conseguiu pilotar? Uma oferta milhonária pode estar por trás de tudo isso.

Quando ficou claro, no ano passado, que a Ducati de fábrica não havia o escolhido para o lugar de Enea Bastianini, Jorge Martin imediatamente assinou um contrato com a Aprilia, que havia vencido o GP dos EUA com Maverick Viñales e era claramente a segunda melhor moto de 2024.



Mas em 2025 a situação parece um pouco diferente. Os pilotos da Aprilia estão enfrentando dificuldades em lutar pelas primeiras posições. Na classificação do Campeonato, o novato da Trackhouse, Ai Ogura, é o melhor, em 10ª lugar. O companheiro de Martin, Marco Bezzecchi, é apenas 12ª.

Nas poucas voltas que conseguiu percorrer na pré-temporada, Martin também encontrou uma motocicleta muito diferente da Ducati que fora campeão, resultando em uma queda em Sepang. Quando voltou no GP do Catar, outra queda durante a corrida, dessa vez mais séria.

Quando Martin foi para a Aprilia, seu contrato tinha cláusulas que mantinham uma “porta aberta” para uma mudança caso a moto italiana não fosse competitiva o suficiente. Isso significa uma moto que não consiga acompanhar a Ducati ou pelo menos andar perto dela.

É óbvio que há uma boa opção por trás de tudo isso. Martin também certamente não quer abrir mão do status de piloto número 1. A Ducati escolheu Marc Márquez. A Yamaha tem Fabio Quartararo. A KTM, em situação de falência, não é mais desejada por ninguém. Então só resta a Honda.



A maior fabricante de motocicletas do mundo não está medindo esforços para melhorar a RC213V e os resultados estão aparecendo. Johann Zarco acaba de vencer o GP da França, ajudado pelas circunstâncias, é claro, mas é preciso ter uma montaria que o coloque no lugar certo e na hora certa.

Nas últimas semanas ficou notório os esforços dos japoneses em procurar um novo líder para o seu projeto. Eles teriam feito uma grande oferta a Pedro Acosta. Também parecem estar negociando com Toprak Razgatlioglu. É óbvio que eles estão se mexendo nos bastidores.

Mas a Aprilia também não vai deixar a sua estrela sair tão fácil. Como qualquer contrato, este deve conter uma cláusula de saída que pode ser ativada de três maneiras: 1: por uma cláusula de rescisão contida no contrato; 2: por um acordo de cavalheiros; 3: por ação legal.

De qualquer maneira, conviver com um piloto que não quer estar ali não é a solução mais produtiva para ambas as partes. As próximas semanas serão decisivas para o desenrolar dessa história, que já deverá desenhar o grid da temporada 2027, quando uma nova MotoGP emergirá.

Post navigation

Previous Sol, polêmica e disputas marcam o último dia do North West 200
Next Triumph Speed Triple RX é apresentada. Veja as fotos

Leia também

Márquez perderá os GPs da Austrália e da Malásia
  • MotoGP

Márquez perderá os GPs da Austrália e da Malásia

7 de outubro de 2025
Fraturado, Márquez pede à fãs para que não crucifiquem Bezzecchi
  • MotoGP

Fraturado, Márquez pede à fãs para que não crucifiquem Bezzecchi

6 de outubro de 2025
Aldeguer vence GP da Indonésia e se torna o 2ª piloto mais jovem a vencer na MotoGP
  • MotoGP

Aldeguer vence GP da Indonésia e se torna o 2ª piloto mais jovem a vencer na MotoGP

5 de outubro de 2025
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.