Alex Márquez foi o mais rápido hoje (25) no treino que define as 10 primeiras vagas para o Q2 do GP da Espanha. Vindo de um acidente, o piloto da equipe Gresini superou Pecco Bagnaia no finalzinho por cerca de 1 décimo.

Márquez (Gresini Ducati) já havia mostrado que estava forte no primeiro treino livre (FP1), que liderou com folga pela manhã. Quando a segunda sessão (Practice) começou, no entanto, o espanhol levou um grande choque ao cair com violência na Curva 5 em sua segunda volta rápida. A sessão até precisou ser interrompida para reconstruir as barreiras de segurança.
No momento do acidente, os dois irmãos Márquez lideravam a sessão. Mais atrás, surpreendia o rendimento das motos japonesas com Fabio Quartararo (Yamaha) em terceiro, Joan Mir (Honda) em quarto e Alex Rins (Yamaha) em nono.
Maverick Vinales (KTM), que havia sido o destado do GP do Catar ao chegar em segundo lugar (antes de ser punido), vinha novamente andando muito rápido e era o oitavo, o melhor piloto da marca naquele momento. Já a Aprilia parecia ter problemas: o melhor era Marco Bezzecchi em 10ª.
Após 12 minutos de paralização, a ação voltou a acontecer em Jerez. De imediato, Franco Morbidelli (VR46 Ducati), Jack Miller (Pramac Yamaha) e Pedro Acosta (KTM) chegaram ao top 10. O maior salto foi dado pelo espanhol, que melhorou para o 5ª lugar com a RC16.
Quartararo também melhorou ainda mais e assumiu provisoriamente a primeira posição com o tempo de 1min37s0. Já Pecco Bagnaia (Ducati) precisou de mais de dez voltas para ganhar velocidade. Pouco antes do intervalo, alívio nos boxes da Ducati: segundo lugar para o italiano.
Assim que a segunda metade da qualificação começou, os tempos no topo começaram a cair. Quartararo e Acosta trocaram os melhores tempos e, junto com o líder do campeonato Marc Márquez, quebraram a barreira de 1min36s pela primeira vez.
Enquanto isso, Alex Márquez reapareceu no box da Gresini após um exame médico. Faltando um quarto de hora para o fim, o piloto já havia recuado para a crítica nona posição. A equipe se preparou para mandar o vice-líder do campeonato de volta à pista.
Quartararo liderava à frente de Vinales, Marc Márquez, Acosta, Binder, Zarco, Ogura, Bagnaia, Alex Márquez e Franco Morbidelli. O francês estava para melhorar ainda mais quando caiu na última curva. Em vez disso, cinco pilotos da Ducati subiram para as cinco primeiras posições.
Agora Marc Márquez, Morbidelli, Alex Márquez, Bagnaia e o novato Fermín Aldeguer (Gresini Ducati) é quem ditavam o ritmo. Bagnaia acelerou forte e conseguiu tomar o primeiro lugar, mas por pouco tempo. No finalzinho, Alex Márquez brilhou com uma volta recorde tomando-lhe a liderança.
A volta de Alex quebrou o recorde da pista, 1min36s025 que pertecia à Bagnaia. Morbidelli ficou em segundo, seguido de Marc Márquez, Quartararo, Aldeguer, Johann Zarco (LCR-Honda), Acosta, Fabio di Giannantonio (VR46 Ducati) e Mir, que conseguiu a última vaga para o Q2.
Ficaram de fora nomes como Brad Binder (KTM), em 11ª e Bezzecchi, em 12ª, que terão que passar pela repescagem (Q1) amanhã para disputar as duas vagas restantes para o Q2. Vai ser disputado: os 15 primeiros pilotos estão separados por menos de um segundo.
GP da Espanha – Treino de Sexta
1.Alex Márquez (Ducati) 1min35s993
2.Pecco Bagnaia (Ducati) a 0.103 segundos
3.Franco Morbidelli (Ducati) a 0.162
4.Marc Márquez (Ducati) a 0.267
5.Fabio Quartararo (Yamaha) a 0.428
6.Fermin Aldeguer (Ducati) a 0.517
7.Johann Zarco (Honda) a 0.544
8.Pedro Acosta (KTM) a 0.639
9.Fabio di Giannantonio (Ducati) a 0.645
10.Joan Mir (Honda) a 0.695
11.Brad Binder (KTM) a 0.750
12.Marco Bezzecchi (Aprilia) a 0.807
13.Jack Miller (Yamaha) a 0.863
14.Maverick Viñales (KTM) a 0.946
15.Alex Rins (Yamaha) 0.966
16.Raul Fernandez (Aprilia) a 1.049
17.Ai Ogura (Aprilia) a 1.081
18.Luca Marini (Honda) a 1.086
19.Enea Bastianini (KTM) a 1.197
20.Augusto Fernandez (Yamaha) a 1.228
21.Aleix Espargaró (Honda) a 1.401
22.Lorenzo Savadori (Aprilia) a 1.874
23.Somkiat Chanta (Honda) a 2.013