Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

  • Notícias
    • Recall
  • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Segredos

Patente da BMW revela S1000RR com asas escondidas

Lucas Carioli 2 de janeiro de 2025

Uma patente da BMW Motorrad recém descoberta revela os planos da marca em “esconder” as asas aerodinâmicas da próxima S1000RR, um artifício aerodinâmico agora necessário, mas que ninguém acha bonito.

Nos últimos anos, as superbikes ficaram tão potentes que a inclusão de asas para mantê-las pregadas no chão passou a ser uma necessidade, não apenas um mero detalhe estético. Alguns winglets chegam a gerar mais de 50 kg de downforce a mais de 200 km/h.

Certo, mas parece ser um concenso geral de que essas asas não são bonitas e deixam o visual da moto… esquisito para dizer o mínimo. É nisso que a BMW Motorrad parece estar trabalhando na próxima geração da S1000RR.

Como você pode ver nesses desenhos, os engenheiros alemães estão tentando controlar o ar sem usar asas, mas canalizando-o através das bordas de ataque e controlando como ele sai ao redor do piloto. O truque é usar o próprio fluxo de ar para replicar os efeitos da carroceria.

Pelo que parece, o ar entra pelo nariz da moto e vai por dutos até sair por fendas estreitas logo à frente das mãos do piloto. A ideia é usar a própria carroceria como uma asa, fazendo com que o ar flua ao redor do condutor sem criar arrasto excessivo.

O documento também sugere que a mesma ideia pode ser aplicada a outras partes da carenagem e que múltiplas entradas e saídas podem ser usadas, oferecendo a possibilidade de que os dutos possam ser abertos ou fechados de forma adaptativa, alterando as propriedades aerodinâmicas conforme necessário.

Não é uma ideia 100% original. A Kawasaki introduziu um princípio semelhante no modelo mais recente da Ninja ZX-10R, transformando todo o conjunto dianteiro em um apêndice aerodinâmico, sem a necessidade de pendurar asas nele. Mas o projeto da BMW parece levar a ideia ainda mais longe.

Tags: Slider

Post navigation

Previous GP da Argentina pode mudar-se para Buenos Aires nos próximos anos
Next Harley-Davidson sofre ataque hacker e 66.000 registros de clientes vazam

Leia também

Triumph Bonneville 350 especulada
  • Segredos

Triumph Bonneville 350 especulada

6 de outubro de 2025
Kawasaki vai lançar uma trail média, a KLE 500
  • Segredos

Kawasaki vai lançar uma trail média, a KLE 500

1 de outubro de 2025
Ducati DesertX vai ganhar nova geração em breve
  • Segredos

Ducati DesertX vai ganhar nova geração em breve

1 de outubro de 2025
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.