Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

  • Notícias
    • Recall
  • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Segredos

Honda registra patentes da sigla “CBR500R Four”

Lucas Carioli 26 de novembro de 2024

A Honda efetuou o registro das patentes de uso da sigla “CBR500R Four” nos escritórios japoneses. A expectativa é de que a fabricante faça uma rival de quatro cilindros para a Kawasaki Ninja ZX-4R.

O registro foi feito no dia 5 de novembro, no escritório de propriedade intelectual do Japão. Em agosto, a Honda há havia feito o mesmo para a sigla “CBR400R Four” dando a entender que eles realmente querem garantir essas marcas para si nos próximos anos.



Isso quer dizer que eles irão lançar duas motos, de 400cc e 500cc? Não exatamente. O que acontece é que no Japão (e em outros países asiáticos), a tributação é maior, além de estarem em classes de licenciamentos diferentes, afastando-se do público alvo.

Por isso, eles produzem a mesma moto, mas com o deslocamento volumétrico levemente reduzido, de acordo com a região. É o que acontece agora com o modelo CBR500R de dois cilindros, que é vendido como CBR400R no Japão, embora o modelo seja o mesmo.

A própria Kawasaki fez isso com a sua Ninja, que em alguns mercados tem apenas 250cc (ZX-25R), mas no ocidente ganhou uma versão aumentada para 400cc (ZX-4R). Se a Honda seguir a diante com seus planos, é esse modelo que eles deverão tomar como referência.

E quais são os números da ZX-4R? 80 cv a 15.000 rpm, com o “Ram Air” bombando a pleno e uma taxa de compressão bem alta, 12,3:1. O peso em ordem de marcha é de 188 kg. Certamente a Honda viria com números semelhantes ou próximos a isso.

Como geralmente é o caso, um registro de marca registrada mas não significa necessariamente que ele progredirá para ser um modelo de produção, apenas que um modelo está em desenvolvimento ou que a empresa queira garantir os seus direitos em um futuro próximo. O popular “vai que…”



Mas o fato de duas marcas registradas semelhantes terem sido registradas tão próximas uma da outra sugere, no mínimo, que o desenvolvimento está em andamento e que a Honda o está preparando para os mercados doméstico e internacional.

Tags: Slider

Post navigation

Previous Honda testa em Jerez hoje e amanhã
Next BMW R1300GS passa por Recall na Alemanha

Leia também

Triumph Bonneville 350 especulada
  • Segredos

Triumph Bonneville 350 especulada

6 de outubro de 2025
Kawasaki vai lançar uma trail média, a KLE 500
  • Segredos

Kawasaki vai lançar uma trail média, a KLE 500

1 de outubro de 2025
Ducati DesertX vai ganhar nova geração em breve
  • Segredos

Ducati DesertX vai ganhar nova geração em breve

1 de outubro de 2025
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.