Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

  • Notícias
    • Recall
  • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • MotoGP

A Ducati GP24 é “muito mais fácil” de pilotar que a GP23, afirma equipe VR46

Lucas Carioli 29 de agosto de 2024

O ex-piloto e gerente da equipe VR46 Pablo Nieto revelou as diferenças entre a Ducati GP24 e GP23 que o time está utilizando esse ano que explicam o abismo que se abriu entre as equipes nessa temporada.

Bezzecchi e Márquez, com a GP23 tentam acompanhar Martin, de GP24.

A Ducati deu um grande passo a frente com a Desmosedici GP22, que fez Pecco Bagnaia campeão em 2022 encerrando um jejum de títulos que já durava desde 2007. Potente, com farto downforce e muito maleável, a moto foi passada às equipes satélites, como a VR46, no ano seguinte.

Isso fez com que pilotos com Marco Bezzecchi e Fabio Di Giannantonio fossem muito bem e até vencessem corridas em 2023. Enquanto isso, a Ducati de fábrica e a equipe satélite Pramac tinham a sua disposição a nova GP23, considerada por todos como rápida, mas agressiva e imprevisível.

Mesmo assim, Bagnaia e Jorge Martin monopolizaram a briga pelo título e o mesmo procedimento aconteceu esse ano, com a GP23 sendo repassada para as equipes VR46 Team e Gresini Racing. Ducati e Pramac ficaram com a nova GP24, que segundo Pablo Nieto, é mais suave.

“No ano passado, a diferença entre uma moto e a outra não era tão grande. Este ano, eles deram esse pequeno passo”, revelou Nieto ao Autosport. “Mais do que a diferença, acho que é a maneira como a moto é pilotada. A GP24 é uma moto muito mais simples, muito mais suave. Na GP23, a potência máxima do motor é muito mais agressiva. E isso, quer você goste ou não, torna a pilotagem muito pior.”

Esse ano, com a GP23, a VR46 conseguiu um único pódio após as 11 primeiras etapas da temporada, com Bezzecchi no GP da Espanha em abril. Porém é Di Giannantonio quem apresenta o desempenho mais consistente e frequentemente está na frente do colega de equipe, na pista e no campeonato.

“Di Giannantonio está fazendo um trabalho espetacular. Ele é quase sempre o segundo melhor GP23 [atrás de Márquez], o que eu acho muito importante, sabendo que Marc está sempre lá”, prosseguiu Nieto. “Entre agora e o final do ano, acho que podemos até lutar por um pódio, que acho que seria o principal este ano.”

No GP da Áustria, realizado há duas semanas, três Ducati GP24 cruzaram a linha de chegada nas três primeiras posições, quase 14s a frente de Marc Márquez em uma GP23. O espanhol teve um problema com o dispositivo de largada e ainda tocou-se com Franco Morbidelli em outra GP24.

Em 2025, com a saída da Pramac para a Yamaha, a moto do ano, no caso a GP25, ficará com os dois pilotos de fábrica e as outras duas divididas, uma para a VR46 (Di Giannantonio) e a outra com a Gresini (Alex Márquez). Morbidelli e o novato Fermin Aldeguer ficarão com a GP24.

Post navigation

Previous Ducati conquista sua primeira vitória no Campeonato Japonês de Superbike
Next Honda CB1000 pode ganhar versão retrô

Leia também

Raul Fernandez fica em primeiro nos testes de Valência. Razgatlioglu e Bulega brilham
  • MotoGP

Raul Fernandez fica em primeiro nos testes de Valência. Razgatlioglu e Bulega brilham

18 de novembro de 2025
Diogo Moreira pilota Honda de MotoGP pela primeira vez. Veja as fotos
  • MotoGP

Diogo Moreira pilota Honda de MotoGP pela primeira vez. Veja as fotos

18 de novembro de 2025
Bezzecchi vence de ponta a ponta em Valência
  • MotoGP

Bezzecchi vence de ponta a ponta em Valência

16 de novembro de 2025
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.