Francesco Bagnaia venceu hoje (2) o Grande Prêmio da Itália de MotoGP no circuito de Mugello. Com uma pintura especial azul, o bicampeão liderou a corrida quase de ponta a ponta a frente de Jorge Martin, que perdeu o segundo lugar para Enea Bastianini na última curva da última volta.

Bagnaia (Ducati) foi o mais rápido nos treinos livres de sexta-feira (31) e marcou o segundo melhor tempo no Q2, porém teve que largar em quinto, devido a uma penalização por ter atrapalhado Alex Márquez (Gresini Ducati) em uma volta rápida.
O bicampeão, no entanto, parecia decidido a não cometer erros na sua corrida de casa, até porque a Ducati trouxe para a corrida de domingo uma pintura especial azul, em celebração à Seleção Italiana, homenagem patriótica que se estendeu às vestimentas dos mecânicos.
Mesmo partindo da quinta posição, Bagnaia largou com perfeição e já era o segundo na tomada para primeira curva. Bem posicionado, o italiano mergulhou por dentro na curva seguinte e tomou a liderança do pole position Martin, que não mais conseguiu ameaçá-lo até o final.
Seu companheiro de equipe, Enea Bastianini também queria fazer bonito e se agarrou à terceira posição, seguido de Marc Márquez (Gresini Ducati), Pedro Acosta (GasGas) e Franco Morbidelli (Pramac Ducati), que havia superado Maverick Viñales (Aprilia).
As posições permaneceram praticamente inalteradas até a volta 18, quando Márquez finalmente conseguiu ultrapassar Bastianini na freada para a primeira curva. Mas o espanhol não conseguiu abrir como o esperado, embora Bagnaia e Martin corressem logo a sua frente.
Inesperadamente, foi Bastianini quem ficou mais rápido nas últimas voltas e o italiano conseguiu recuperar a terceira posição na 22ª volta em um ponto em que Márquez não esperava, a freada para a curva Arrebiata 2.
Bastianini continuou acelerando e se aproximou muito de Martin na última volta. Surpreendentemente, o italiano conseguiu ultrapassá-lo na última curva garantindo a sonhada dobradinha para a equipe oficial Ducati na sua corrida mais importante.
Martin ficou em terceiro, Márquez em quarto, Acosta em quinto e Morbidelli em sexto. Fabio di Giannantonio (VR46 Ducati) superou Viñales para ficar em sétimo, com Alex Márquez em nono e Brad Binder (KTM) em 10ª a mais de 15 segundos do líder.
Com os resultados, Martin mantém a liderança do campeonato com 175 pontos, mas Bagnaia se aproximou bastante, agora que possui 153 pontos. Márquez é o terceiro com 136 e Bastianini vem em quarto com 114. A próxima etapa é em Assen, na Holanda.
GP da Itália – Classificação Final
- Francesco Bagnaia (ITA), Ducati, 23 voltas em 40:51.385
- Enea Bastianini (ITA), Ducati, +0,799 seg
- Jorge Martín (ESP), Ducati, +0,924
- Marc Márquez (ESP), Ducati, +2,064
- Pedro Acosta (ESP), KTM, +7,051
- Franco Morbidelli (ITA), Ducati, +9,890
- Fabio Di Giannantonio (ITA), Ducati, +10,076
- Maverick Viñales (ESP), Aprilia, +11,683
- Alex Márquez (ESP), Ducati, +13,535
- Brad Binder (ZA), KTM, +15,901
- Aleix Espargaró (ESP), Aprilia, +19,182
- Raúl Fernández (ESP), Aprilia, +20,307
- Marco Bezzecchi (ITA), Ducati, 20,346
- Miguel Oliveira (POR), Aprilia, +23,292
- Alex Rins (ESP), Yamaha, +23,613
- Jack Miller (AUS), KTM, +28,417
- Pol Espargaró (ESP), KTM, +28,778
- Fabio Quartararo (FRA), Yamaha, +30,622
- Johann Zarco (FRA), Honda, +31,457
- Luca Marini (ITA), Honda, +32,310
- Lorenzo Savadori (ITA), Aprilia, +47,724