Jorge Martin assegurou a pole position hoje (1) para o GP da Itália de MotoGP. O espanhol marcou a excelente volta de 1min44s504 e colocou 43 milésimos sobre Pecco Bagnaia, que perderá três lugares no grid devido a uma punição.

No treino que classifica os dez mais rápidos para o Q2 realizado ontem (31), Bagnaia (Ducati) atrapalhou Alex Márquez (Gresini Ducati) em sua volta rápida e a Direção de prova decidiu penalizá-lo com três posições extras no grid, seja qual fosse a sua posição de largada.
De volta ao sábado, a primeira qualificação (Q1) contou com a presença de nomes como Fabio Quartararo (Yamaha) e a dupla da KTM, Brad Binder e Jack Miller. Mas foi Raul Fernandez (Trackhouse Aprilia) e Franco Morbidelli (Pramac Ducati) quem conseguiram as últimas vagas para o Q2.
Marc Márquez (Gresini Ducati) quem fez a primeira volta rápida no asfalto de Mugello, mas apenas um minuto depois o espanhol já estava em quarto lugar. Martin e Bagnaia, com as Desmosedicis GP24 logo assumiram comando da disputa acompanhados apenas por Maverick Viñales (Aprilia).
Bagnaia inicialmente se destacou com uma volta sensacional, mas errou no último setor. As atenções se voltaram para Márquez, que vinha mais rápido do que todos no terceiro setor, mas a vantagem acabou não se concretizando na linha de chegada.
Uma única volta insana foi suficiente para Martin conquistar a próxima pole position, apenas 0s043 a frente de Bagnaia. Mas como o bicampeão foi penalizado, a segunda posição ficou com Viñales e a terceira com Márquez. O italiano vai partir nas duas corridas da quinta posição.
Mas foi seu companheiro de equipe, Enea Bastianini quem marcou a quinta melhor volta, a frente de Morbidelli, que se recuperou bem do Q1 para ficar em sexto. Acosta foi novamente a KTM mais rápida em sétimo, com Alex Márquez e Aleix Espargaró ao seu lado na terceira fila.
Depois do sensacional segundo lugar no treino de ontem, Alex Rins (Yamaha) não conseguiu fazer melhor do que a 10ª posição na hora decisiva, ficando a frente de Miguel Oliveira e Raul Fernandez. Essa foi a primeira vez que todas as quatro Aprilia RS-GP chegaram juntas ao Q2.
Grande Prêmio da Itália – Qualificação 2
- Jorge Martín (E) Ducati 1:44,504 min
- Francesco Bagnaia (I) Ducati +0,043 seg
- Maverick Viñales (E) Aprilia +0,183
- Marc Márquez (E) Ducati +0,280
- Enea Bastianini (I) Ducati +0,376
- Franco Morbidelli (I) Ducati +0,392
- Pedro Acosta (E) KTM +0,524
- Alex Márquez (E) Ducati +0,704
- Aleix Espargaró (E) Aprilia +0,732
- Alex Rins (E) Yamaha +0,792
- Miguel Oliveira (P) Aprilia +0,873
- Raúl Fernández (E) Aprilia +0,954