Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

  • Notícias
    • Recall
  • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Segredos

Honda CBR1000RR-R Fireblade pode ganhar nova aerodinâmica

Lucas Carioli 4 de janeiro de 2024

Embora a Honda tenha atualizado recentemente a CBR1000RR-R Fireblade, o trabalho na superbike continua. Esses registros de patente revelam os estudos para a implementação de uma nova carroceria aerodinâmica.

Uma das poucas revisões externas do modelo 2024 é adição de novos winglets inspirados na MotoGP, substituindo as versões multicamadas montadas na lateral de sua antecessora, uma solução testada e comprovada no calor da competição.

Isso cria uma importante conexão entre a RC213V de competição e a Fireblade de rua. O problema é que essa solução acrescenta arrasto quando comparado com um design de carenagem mais limpo, além de deixar o visual da moto de rua excessivamente carregado.

O design visto abaixo busca o melhor dos dois mundos, abdicando as asas salientes e reduzindo a área frontal da moto em busca de menos arrasto, ao mesmo tempo em que introduz um design de nariz inovador que visa replicar a força descendente das asas faltantes.

Em essência, a ideia é criar um espaço na própria carroceria, direcionando o fluxo de ar através de uma série de entradas e saídas. Além de deixar o visual da motocicleta de rua mais elegante, a patente afirma que a força descendente gerada é grande.

Ambas as entradas correspondem às saídas na parte traseira da carenagem. O interessante é que os desenhos de patente incluem o piloto como membro aerodinâmico direcionando o fluxo de ar de forma mais limpa sobre e ao seu redor.

Embora todos os desenhos da patente mostrem a carenagem montada em torno de uma CBR1000RR-R, é claramente possível usar a mesma ideia em praticamente qualquer superesportiva, o que pode dar início a uma nova tendência aerodinâmica na Honda.

Além da MotoGP, a Honda precisa urgentemente melhorar a CBR1000RR-R, pois compete no Mundial de Superbike. Desde que voltou oficialmente ao campeonato, em 2020, a marca não conseguiu nenhuma vitória. A última permanece com Nicky Hayden, na Malásia, em 2016.

Tags: CBR1000RR-R Fireblade Honda Segredos Slider

Post navigation

Previous Kawasaki poderia lançar uma Z400RS baseada na ZX-4R, de quatro cilindros
Next KTM 1390 crossover flagrada em testes

Leia também

Triumph Bonneville 350 especulada
  • Segredos

Triumph Bonneville 350 especulada

6 de outubro de 2025
Kawasaki vai lançar uma trail média, a KLE 500
  • Segredos

Kawasaki vai lançar uma trail média, a KLE 500

1 de outubro de 2025
Ducati DesertX vai ganhar nova geração em breve
  • Segredos

Ducati DesertX vai ganhar nova geração em breve

1 de outubro de 2025
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.