Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

  • Notícias
    • Recall
  • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • MotoGP

KTM não descarta a entrada da MV Agusta na MotoGP em 2027

Lucas Carioli 29 de dezembro de 2023

Agora que o grupo da KTM detém uma participação na MV Agusta, eles estão considerando a volta da mítica fabricante italiana ao Mundial de Motociclismo a partir de 2027. E o melhor: com moto própria.

Em novembro de 2022, o grupo Pierer Mobility AG, que gerencia as marcas, KTM, Husqvarna e GasGas comprou 25% da MV Agusta e já fazem grandes planos para a fabricante italiana. Voltar ao Mundial de Motociclismo, que dominou na década de 1960 com Giacomo Agostini, é um deles.

“Não descarto a possibilidade de a MV Agusta entrar na MotoGP como marca própria em 2027”, disse Stefan Pierer, o CEO do grupo Pierer Mobility ao diário alemão Speedweek. Isso significa que não seria apenas outra KTM com outra marca estampada, como acontece com a GasGas.

Desde o ano passado, a KTM decidiu dar visibilidade à marca GasGas pintando sua equipe satélite nas cores da outrora pequena fabricante espanhola de motos trial. O mesmo aconteceu no Rali Dakar vencido por Sam Sunderland e na Moto3, incluindo ainda a Husqvarna.

Mas para competir com uma moto própria é um processo mais complicado. O Artigo 2.4.1 do regulamento técnico da FIM diz claramente que a motocicleta deve ser um protótipo, o que demanda um grande investimento em pesquisa e desenvolvimento.

Além disso, o projeto teria primeiro de ser aprovado pela Associação das Fabricantes (MSMA) e depois pela Comissão de Grandes Prêmios. Ao que tudo indica, a cilindrada da MotoGP será reduzida de 1.000 para 850cc em 2027 e o combustível será 100% sintético.

Nos anos 1960 e em parte dos anos 1970, a MV Agusta dominou o Mundial de Motociclismo conquistando 38 títulos de pilotos e 37 títulos de Construtores em diferentes categorias. Nomes icônicos como Giacomo Agostini e Mike Hailwood fizeram história com a marca italiana.

Depois, com a ascensão das motos japonesas e a era dois tempos, a MV Agusta nunca mais entrou no Mundial com moto própria, mas esteve na Moto2 em 2018 em parceria com a equipe Forward. Também esteve no Mundial de Supersport com o modelo F3 800, mas os resultados foram fracos.

Tags: KTM MotoGP MV Agusta Pierer Mobility Stefan Pierer

Post navigation

Previous Ezpeleta admite tentativas de compra da Dorna
Next Como funcionam os revolucionários painéis digitais em TFT?

Leia também

Raul Fernandez fica em primeiro nos testes de Valência. Razgatlioglu e Bulega brilham
  • MotoGP

Raul Fernandez fica em primeiro nos testes de Valência. Razgatlioglu e Bulega brilham

18 de novembro de 2025
Diogo Moreira pilota Honda de MotoGP pela primeira vez. Veja as fotos
  • MotoGP

Diogo Moreira pilota Honda de MotoGP pela primeira vez. Veja as fotos

18 de novembro de 2025
Bezzecchi vence de ponta a ponta em Valência
  • MotoGP

Bezzecchi vence de ponta a ponta em Valência

16 de novembro de 2025
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.