Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

  • Notícias
    • Recall
  • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • MotoGP

Puig fala sobre os problemas da Honda: “ter um piloto de ponta faz a diferença”

Lucas Carioli 14 de julho de 2022




O chefe da equipe Repsol-Honda, Alberto Puig insiste que concentrar-se apenas no seu principal piloto é a estratégia mais acertada. “A combinação de Márquez e Honda foi muito forte durante anos, ele venceu o campeonato seis vezes em sete anos”, relembra.

No entanto, desde que Márquez quebrou o braço direito no GP da Espanha de 2020, a Honda nunca mais foi a mesma. Nenhum outro piloto foi capaz de vencer uma corrida com a motocicleta, exceto o próprio Márquez “com um braço e meio” como Puig gosta de falar. O diretor acha que o piloto de ponta faz a diferença.

“Ter um piloto de ponta faz a diferença! As pessoas que não entendem isso não fazem ideia. A combinação de Márquez e Honda foi muito forte durante anos, ele venceu o campeonato seis vezes em sete anos”, disse Puig ao Speedweek. “Agora ele está lesionado há dois anos, ele voltou e saiu de novo e não conseguiu desenvolver a moto. É por isso que estamos em apuros, sim.”



Para apoiar essa filosofia, Puig cita o exemplo da Ducati, que tem a melhor moto, já conquistou oito pole positions em onze corridas com quatro pilotos diferentes na temporada 2022: Jorge Martin duas vezes; Johann Zarco uma vez; Pecco Bagnaia, quatro e Fabio Di Giannantonio, uma vez, mas não deve ficar com o título de pilotos.

“Na história das corridas, sempre nos concentramos em um piloto. Agora, talvez pela primeira vez, tivemos problemas com este sistema“, acha Puig. “Alguns outros fabricantes não estiveram na frente com tanta frequência quanto a Honda. Sim, a Ducati faz uma moto muito boa. Isso é verdade, porque na pista esta moto causa uma boa impressão. Estamos nesta situação na Honda há muitos anos…“

Mas uma velha lei nas corridas é: nada é tão antigo quanto os resultados de ontem. O ríspido Puig não aceita essa objeção: “Pergunte às pessoas que venceram no passado se isso conta para elas ou não”, disse Puig, que foi piloto e venceu uma corrida nas 500cc, o GP da Espanha de 1995 em Jerez. “Como um insider, eu digo: tudo o que aconteceu no passado tem um grande papel.“

“Não concordo com isso, porque há muitos clientes que compram motocicletas Ducati ou até BMW, mesmo que essas empresas nunca ganhem campeonatos“, respondeu Puig. “Até as motos MV Agusta são compradas, são motos super legais. É por isso que não concordo 100 por cento com isso.” O fato é que em 2022 a Honda vai embora de mãos vazias pela terceira vez consecutiva nos três campeonatos (pilotos, fabricantes e equipes) na MotoGP.




Tags: Honda HRC Marc Márquez MotoGP Repsol Honda Team

Post navigation

Previous Kawasaki anuncia Z900 Edição de Aniversário no Brasil em agosto
Next Produção de motos cresce 18% no primeiro semestre

Leia também

Márquez perderá os GPs da Austrália e da Malásia
  • MotoGP

Márquez perderá os GPs da Austrália e da Malásia

7 de outubro de 2025
Fraturado, Márquez pede à fãs para que não crucifiquem Bezzecchi
  • MotoGP

Fraturado, Márquez pede à fãs para que não crucifiquem Bezzecchi

6 de outubro de 2025
Aldeguer vence GP da Indonésia e se torna o 2ª piloto mais jovem a vencer na MotoGP
  • MotoGP

Aldeguer vence GP da Indonésia e se torna o 2ª piloto mais jovem a vencer na MotoGP

5 de outubro de 2025
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.