Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

  • Notícias
    • Recall
  • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Segredos

Nova KTM 890 Duke novamente flagrada em testes

Lucas Carioli 20 de abril de 2022




Mais uma vez foi flagrado em testes um protótipo KTM que tem tudo para ser a nova geração da 890 Duke, a naked média da marca austríaca. Completamente diferente, a motocicleta pode até conter um novo motor, com deslocamento aumentado para 990 cm³.

O que mais chama atenção no protótipo é o seu novo design totalmente anguloso, quase robótico. Nas fotos publicadas em janeiro, o formato do tanque de combustível, das aletas laterais e do conjunto óptico dianteiro eram iguais, de modo que esse deverá ser mesmo o visual definitivo da motocicleta.

Uma olhada mais atenta revela que as tampas do motor são diferentes da 890 Duke vigente. As alterações também podem ser vistas pelo design da unidade térmica: radiadores, cilindros e cabeçote parecem ter dimensões diferentes do modelo atual lançado há apenas dois anos.



O sistema de exaustão é igualmente novo, com o silenciador por baixo. Por isso mudou o desenho do braço oscilante, que ficou assimétrico e com o lado direito curvado para dar espaço ao escapamento. Mas também o lado esquerdo (o da corrente) apresenta um desenho diferente nas nervuras de reforço.

Nesse cenário, a KTM aproveitou para modificar o subquadro traseiro, os dois assentos, a cauda e o suporte da placa com a lanterna traseira. O sistema de freios vê pinças com logo KTM e discos de 300 mm (como na Duke atual). Aqui foi feita uma alteração em relação ao último protótipo que usava pinças Brembo de 320mm.

Mas por que a KTM está tão preocupada em atualizar uma moto tão nova? A resposta é a introdução do Euro5b (também chamado Euro5+), que deve ser introduzido em 2024 apertando ainda mais a legislação antipoluição na Europa. Já que precisou mexer no motor, os engenheiros aproveitaram para renovar o modelo inteiro.

Alguns afirmam que, por causa desse enrijecimento nas leis de emissões, esse novo motor pode ser a cilindrada aumentada para 990cc ressuscitando o modelo que vigorava até o início dos anos 2010. Como o trabalho parece estar realmente avançando, há uma boa chance de vermos o lançamento em 2023, ou até antes.




Tags: KTM Segredos Slider

Post navigation

Previous Doohan, Schwantz e Roberts vão acompanhar Rainey no Festival de Goodwood
Next Veja como é a vida dos entregadores de comida na Índia

Leia também

Triumph Bonneville 350 especulada
  • Segredos

Triumph Bonneville 350 especulada

6 de outubro de 2025
Kawasaki vai lançar uma trail média, a KLE 500
  • Segredos

Kawasaki vai lançar uma trail média, a KLE 500

1 de outubro de 2025
Ducati DesertX vai ganhar nova geração em breve
  • Segredos

Ducati DesertX vai ganhar nova geração em breve

1 de outubro de 2025
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.