Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

  • Notícias
    • Recall
  • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Segredos

Kawasaki está trabalhando em sistema eletrônico de trocas de marcha

Lucas Carioli 27 de janeiro de 2021


Foi descoberto um novo registro de patente que detalha o projeto da Kawasaki para uma transmissão de engates controlados eletronicamente. A novidade pode beneficiar tudo, desde tourers até suas superbikes.

 

Utilizando como base uma Ninja 1000, o projeto se concentra em um mecanismo de trocas de marcha compacto e simples que mantém a pedaleira direita, mas utiliza um atuador eletrônico e sensores ao invés de uma ligação física entre seu pé esquerdo e o seletor das engrenagens.

Sem uma ligação física e apenas um fio elétrico para conectar a alavanca à transmissão, os pedais podem ser posicionados sem a necessidade de se preocupar com o seletor das engrenagens. O que naturalmente é um grande avanço em termos de conforto para as tourers e aerodinâmico para as superbikes.


Além disso, o atuador eletrônico garantiria (em teoria) que falsos neutros, aceleração excessiva e mudanças de marcha incorretas não fossem cometidos. O sistema ainda seria capaz de fazer o mesmo trabalho de um quickshifter, trocando as marchas mais rápido do que seu pé pode se mover e se encaixando com a eletrônica do motor para garantir que as rotações sejam combinadas perfeitamente.

Onde o sistema aparecerá primeiro? Essa é uma pergunta difícil, mas a empresa parece empenhada em estar na ribalta da tecnologia. Além da sua primeira moto elétrica de série, eles também já foram flagrados testando outras inovações, como um modelo híbrido e sistemas de radar, como na Ducati Multistrada V4 e BMW R1250 RT.


Tags: Kawasaki Ninja 1000 Segredos

Post navigation

Previous Suzuki vai inaugurar salão virtual global em 5 de fevereiro
Next Superbike Brasil: calendário 2021 é divulgado com metade das etapas em Interlagos

Leia também

Triumph Bonneville 350 especulada
  • Segredos

Triumph Bonneville 350 especulada

6 de outubro de 2025
Kawasaki vai lançar uma trail média, a KLE 500
  • Segredos

Kawasaki vai lançar uma trail média, a KLE 500

1 de outubro de 2025
Ducati DesertX vai ganhar nova geração em breve
  • Segredos

Ducati DesertX vai ganhar nova geração em breve

1 de outubro de 2025
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.