Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

  • Notícias
    • Recall
  • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Segredos

BMW pretende unir quadro e braço oscilante em uma única peça

Lucas Carioli 11 de agosto de 2020


A BMW efetuou o registro das patentes de um projeto muito interessante, onde eles pretendem criar uma motocicleta que tem quadro e balança em fibra de carbono, mas unidos em uma única peça.

Ao contrário das motocicletas convencionais, que tem o quadro e a balança ligados através de um pivô e de um amortecedor, o conceito da BMW prevê um aumento na rigidez, uma melhora aerodinâmica e a redução do peso.

A BMW orgulha-se de ser praticamente autosuficiente na complexa manipulação da fibra de carbono, tendo lançado a S1000RR HP4 Race, quase que integralmente nesse material alguns anos atrás. O que será fundamental nesse projeto também.


A fibra de carbono, por exemplo, pode ser trabalhada para ser rígida em uma direção e flexível em outra, permitindo a um braço oscilante que se curve para absorver saliências, mas permaneça rígido lateralmente.

Apesar disso um amortecedor convencional ainda seria utilizado no atual projeto de quadro e braço oscilante unidos para que a suspensão traseira seja configurada ao gosto do piloto. Mas o carbono forneceria uma parte do “efeito mola”.

Carros de competição também se aproveitam da flexibilidade da fibra de carbono na suspensão, dispensando os pivôs onde seus braços se fixam ao chassi. Naturalmente essa tecnologia seria vista apenas na nata dos modelos BMW. Talvez em uma nova HP4 Race?


Tags: BMW S1000RR HP4 Race Segredos

Post navigation

Previous Vídeo: motociclista tenta driblar pedágio e acaba preso em cimento
Next WorldSBK: Bautista e Honda mostram reação no GP de Portugal

Leia também

Triumph Bonneville 350 especulada
  • Segredos

Triumph Bonneville 350 especulada

6 de outubro de 2025
Kawasaki vai lançar uma trail média, a KLE 500
  • Segredos

Kawasaki vai lançar uma trail média, a KLE 500

1 de outubro de 2025
Ducati DesertX vai ganhar nova geração em breve
  • Segredos

Ducati DesertX vai ganhar nova geração em breve

1 de outubro de 2025
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.