Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

  • Notícias
    • Recall
  • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Segredos

Nova Yamaha R1 pode conter dispositivo anti-wheelie diferenciado

Lucas Carioli 16 de maio de 2019


A Yamaha já trabalha na próxima geração da YZF-R1, que pode ser apresentada no final do ano. As últimas informações apontam que a venerada superbike deve vir com uma série de novos dispositivos eletrônicos, como um novo sistema de anti-wheelie.

“Wheelie”, caso alguns não saibam, é o termo em inglês para designar as populares empinadas. Comuns em motos potentes, elas exigem alguma habilidade para serem controladas quando acontecem involuntariamente.

É isso que a Yamaha pretende minimizar com essas patentes, arquivadas pela marca no Japão e reveladas pelo site espanhol SoyMotero. O sistema utiliza sensores do ABS juntamente com a nova Unidade de Medição Inercial (IMU) para observar o momento em que a roda dianteira é levantada.

Quando isso acontecer, a R1 irá modular o freio traseiro automaticamente o suficiente para manter a moto em movimento tão agressivamente quanto o piloto quiser, sem que a motocicleta tente virar para trás.

Sistemas semelhantes já foram implementados antes, mas que funcionavam de forma diferente, cortando uma pequena quantidade de potência da motocicleta para manter a roda da frente abaixada. A ideia da Yamaha pode permitir uma maior liberdade de aceleração ao piloto.

Basicamente inalterada desde o final de 2014, a Yamaha YZF-R1 atual está chegando ao final de seu ciclo, o que coincide com os 20 anos de sua introdução, no final de 1998. A chegada de uma nova geração, portanto, é altamente provável.

Muitas novidades já foram especuladas na nova R1, desde a introdução de válvulas variáveis, contra rotação do virabrequim e até uma caixa de câmbio sem costuras (seamless). O lançamento deve acontecer no Salão de Milão (EICMA), entre 5 e 10 de novembro, na Itália.


Tags: Segredos Yamaha YZF-R1

Post navigation

Previous Dovizioso espera Ducati mais forte em Le Mans
Next Stefan Pierer, CEO da KTM: “cedo ou tarde dominaremos a MotoGP”

Leia também

Triumph Bonneville 350 especulada
  • Segredos

Triumph Bonneville 350 especulada

6 de outubro de 2025
Kawasaki vai lançar uma trail média, a KLE 500
  • Segredos

Kawasaki vai lançar uma trail média, a KLE 500

1 de outubro de 2025
Ducati DesertX vai ganhar nova geração em breve
  • Segredos

Ducati DesertX vai ganhar nova geração em breve

1 de outubro de 2025
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.