Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

  • Notícias
    • Recall
  • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Alta Rotação
  • MotoGP

Zarco analisa KTM: “Para ser rápido em uma V4 é preciso transformar a curva em um V”

Lucas Carioli 24 de dezembro de 2018


Johann Zarco já se notabilizou como um dos pilotos mais inteligentes da MotoGP atual e no próximo ano terá uma nova máquina para correr, a KTM RC16. Aqui, o francês explica suas principais diferenças em relação à Yamaha.

Zarco e sua KTM: período de aprendizado. (MotoGP)

Entrevistado pelos alemães do Speedweek, Zarco comentou as dificuldades enfrentadas nos primeiros testes realizados em Valência e Jerez. Apesar de ter ficado quase 2 segundos atrás dos líderes, o bicampeão achou o pacote promissor.

“Para fazer um melhor uso do motor V, você tem que transformar a curva em um V“, explicou Zarco sobre a KTM, que utiliza um motor V4, enquanto sua antiga Yamaha M1 possuía um 4 cilindros em linha. “Você tem que contornar a curva um pouco menos. Não hesite em frear no último instante e então usar o torque e potência para sair da curva“.

Apesar das dificuldades de adaptação, Zarco acha que a sua antiga Yamaha só permitia um estilo de pilotagem: “Isto é o que está faltando na Yamaha. Eu acho que uma motocicleta tem que ser capaz de dominar tanto o estilo de direção angular quanto o redondo, porque há seções nos circuitos onde algumas curvas requerem um ou outro estilo de pilotagem“.

Após dois anos na Tech3, Zarco finalmente correrá com uma equipe de fábrica em 2019. O bicampeão da Moto2 já sente as diferenças no método de trabalho, principalmente com o novo chefe de equipe Mike Leitner, que está atento a cada detalhe.

“É bom porque sei por experiência que todas as peças são de primeira qualidade e não preciso me preocupar com detalhes. Eu explico tudo o que sinto, e depois há uma pessoa para cada peça. Essa pessoa deve ser competente para lidar bem com isso. E ainda há o Mike [Leitner], que supervisiona tudo. Se uma pessoa não é competente o suficiente, ele verá“, garante.

Queremos melhorar, diz chefe
Pit Beirer: KTM não quer fazer figuração na MotoGP.

A chegada de Zarco é muito importante para a KTM que, assim como ele, também tem apenas dois anos de experiência na Categoria Rainha. Mas o chefe da equipe Pit Beirer afirma que o francês foi contratado para impulsionar a equipe, assim como Dani Pedrosa.

“Não queremos que os pilotos nos mostrem suas habilidades com uma moto que não é perfeita e sim queremos fazê-la da melhor forma possível“, disse Beirer. “Contratamos Zarco e Pedrosa exatamente por essa razão, porque eles deveriam sentar na moto e nos dizer a verdade em poucas palavras, o que já aconteceu com Johann. Queremos melhorar“, garante.


Tags: Johann Zarco MotoGP Red Bull KTM Factory Racing

Post navigation

Previous Vídeo: aqueça para o Dakar 2019 com esse vídeo da KTM
Next Conheça o “FuelFriend”, recipiente que te salva quando estiver longe de um posto

Leia também

Márquez perderá os GPs da Austrália e da Malásia
  • MotoGP

Márquez perderá os GPs da Austrália e da Malásia

7 de outubro de 2025
Fraturado, Márquez pede à fãs para que não crucifiquem Bezzecchi
  • MotoGP

Fraturado, Márquez pede à fãs para que não crucifiquem Bezzecchi

6 de outubro de 2025
Aldeguer vence GP da Indonésia e se torna o 2ª piloto mais jovem a vencer na MotoGP
  • MotoGP

Aldeguer vence GP da Indonésia e se torna o 2ª piloto mais jovem a vencer na MotoGP

5 de outubro de 2025
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.