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MotoGP abandona sistema de punição por “pontos na carteira”

Lucas Carioli 31 de março de 2017


Os pilotos de MotoGP não mais receberão punições pela “carteira de pontuação”, como vinha sendo empregado até o ano passado. O polêmico sistema teve uma influência fundamental na decisão do título de 2015, entre Valentino Rossi e Jorge Lorenzo.

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Sem o sistema de punição, o desfecho do campeonato de 2015 poderia ter sido diferente. (Foto: MotoGP)

Introduzido em 2013, o sistema surgiu como uma resposta a uma série de incidentes envolvendo Marc Márquez durante a temporada de 2012 na Moto2. Funcionava de uma forma semelhante à uma carteira de habilitação comum, com o piloto acumulando pontos conforme a direção de prova julgasse um comportamento inadequado na pista.

Quando o referido piloto atingisse quatro pontos, seria automaticamente obrigado a largar na última posição do grid de largada. Se atingisse sete, teria de largar dos boxes. Se chegasse a 10 pontos seria impedido de correr a etapa seguinte, zerando o processo.

O sistema, no entanto, nunca foi uma unanimidade. Sempre houve reclamações dos fãs e dos próprios pilotos, de que a direção de corrida não estava sendo imparcial ao aplicar penalidades. O ponto mais tenso aconteceu no final de 2015, quando Rossi foi penalizado por um toque com Márquez durante o GP da Malásia.

Naquela ocasião, os comissários o puniram com três pontos que, somados ao ponto que já possuía, forçaram o italiano a largar na última posição da corrida seguinte, o Grande Prêmio de Valência. Essa etapa decidia o título mundial entre o italiano e Jorge Lorenzo e graças à penalidade, o eneacampeão não conseguiu disputar as primeiras posições com seu companheiro e rival, chegando apenas em quarto.

Devido à enorme repercussão que se seguiu, a MotoGP decidiu modificar a regra, que inicialmente estipulava que os pontos valeriam por um ano na carteira. Rossi, no entanto, começou 2016 zerado. Agora, graças a sua ineficácia, o sistema foi definitivamente abandonado.

A explicação dada pela Comissão dos Grandes Prêmios foi de que “os comissários já têm muitas opções de penalização e a carteira não era necessária“. As infrações agora serão avaliadas individualmente em cada incidente pela Direção de Prova, assim como já era feito antes da carteira de habilitação.


Tags: Jorge Lorenzo Marc Márquez MotoGP Valentino Rossi

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