Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

  • Notícias
    • Recall
  • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Segredos

Ilustrações revelam que Kawasaki pretende atualizar Ninja 1000

Lucas Carioli 14 de julho de 2016


Novos desenhos de patente revelam que a Kawasaki irá apresentar em breve uma Ninja 1000 inteiramente revisada. O objetivo é deixar a sport-touring (e sua irmã naked) em conformidade com as novas normas antipoluentes e enfrentar a concorrência, que está crescendo.

Kawasaki Z1000SX (2018) 1
Eis uma ilustração de como a nova Ninja 1000 pode ser. (Fotos: Motorcycle News)

Até alguns anos atrás, o gênero Sport-Touring parecia estar em declínio. A ideia de realizar longas viagens em uma motocicleta esportiva, carenada e confortável estava ficando de lado em detrimento à novas e sofisticadas Big Trails, que ofereciam muito mais versatilidade com uma potência não tão inferior assim.

Desde que foi lançada por aqui em 2012, a Ninja 1000 (chamada de Z1000SX na Europa) praticamente reinava sozinha em seu nicho. Mas, a chegada da Suzuki GSX-S1000F, da KTM 1290 Super Duke GT e o eminente lançamento da nova Ducati SuperSport 939 provavelmente lançou inquietação na Kawasaki.

Kawasaki Z1000SX (2017) 3Em uma matéria publicada hoje (14) o Motorcycle News revela um registro de patente da próxima geração da Ninja 1000, assim como ilustrações computadorizadas muito bem feitas indicando o quão avançado já está o projeto. A nova geração parece que terá muitas inovações, que a marca verde se apressou em registrar antes que as copiassem.

Em termos de design, as maiores mudanças se concentram na dianteira, que parece mais bicuda e provavelmente abrigará um par de faróis de LED semelhante ao da ZX-10R. Mais atrás, encontramos asas aerodinâmicas como as da H2R, porém menos salientes. A carenagem é completamente integral e nova, com entradas de ar posicionadas mais embaixo.

O assento, embora continue separado, parece maior e mais envolvente na nova geração. O espaço continua pequeno para o garupa e as (boas) alças da versão atual podem dar lugar a outras, mais discretas. Contudo, não há indicações de que o quadro em dupla trave de alumínio (assim como a balança) irão sofrer mudanças.

Kawasaki Z1000SX (2017) 2
A Ninja 1000 poderá ter asas como a H2/H2R.

O mesmo pode-se dizer do motor. Embora o tetracilíndrico de 1043 cm³ derivado da ZX-10R (e da Z1000) ainda não esteja em conformidade com os regulamentos de emissões do Euro4 para 2017, a Kawasaki não deve ter dificuldades em enquadrá-lo, com um remapeamento da injeção e novos catalisadores. A potência deve permanecer entre 140 e 150 cv.

Na parte eletrônica, por outro lado, espera-se alguma evolução já que o modelo atual possui comandos básicos de ABS, controle de tração e modos de pilotagem. O painel, por exemplo, ainda não conta com um computador de bordo, como a irmã/rival Versys 1000 já tem. A introdução de uma central IMU, possibilitando suspensões ativas também não soaria algo absurdo.


Tags: Kawasaki Ninja 1000 Segredos Z1000SX

Post navigation

Previous Na Alemanha, Tech3 Yamaha confirma Zarco para 2017
Next Competições no deserto de Bonneville devem retornar esse ano

Leia também

Triumph Bonneville 350 especulada
  • Segredos

Triumph Bonneville 350 especulada

6 de outubro de 2025
Kawasaki vai lançar uma trail média, a KLE 500
  • Segredos

Kawasaki vai lançar uma trail média, a KLE 500

1 de outubro de 2025
Ducati DesertX vai ganhar nova geração em breve
  • Segredos

Ducati DesertX vai ganhar nova geração em breve

1 de outubro de 2025
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.