A chinesa Zontes anunciou um novo motor de três cilindros de 800cc que produz mais de 100 cv. Aparentemente, vários modelos são planejados e alguns já foram flagrados em testes.
Até agora, a Zontes, que estreou no Brasil no mês passado, atua nos nichos entre 125cc e 350cc com motores monocilíndricos. A boa aceitação dos modelos motivou a marca do grupo Tayo Motorcycle Technology a investir agora em segmentos de marcado superiores.
A plataforma para isso é um novo motor de três cilindros em linha, 800cc e refrigeração líquida, da qual espera-se extrair em torno de 100 cv. De concepção atual, o propulsor tem quatro válvulas por cilindro e pino da manivela do virabrequim girando a 120 graus.
É basicamente a mesma arquitetura utilizada pelo motor CP3 da Yamaha, que equipa a MT-09, Tracer 9 e XSR900. A italiana MV Agusta também utiliza essas diretrizes para o propulsor de suas médias, F3, Dragster, Turismo Veloce e Superveloce, todas de 800cc.
Uma foto do motor completamente montado apareceu na imprensa chinesa, mostrando detalhes interessantes: o filtro de óleo tem a marca Yamaha, o que dificilmente pode ser uma coincidência. Outras semelhanças com o CP3 são o layout e o design das tampas laterais e do cabeçote.
Os chineses ainda apontam uma (alta) taxa de compressão de 13,5: 1, o que certamente faria o motor ter fôlego suficiente para a potência chegar facilmente aos 150 cv, conforme o caso. Os rumores sobre o novo engenho da Zontes, portanto, não são nebulosos, mas sim bem fundamentados.
A Zontes já havia esboçado uma moto naked com 3 cilindros em 2020. Esse ano, foram flagrados rodando em testes alguns protótipos, como uma superbike (acima) e uma adventure. Quem estava lá garante, o som do motor era mesmo típico de um tricilíndrico.
O motor parece pronto, assim como as motocicletas, com design finalizado. Encerrado o período de testes, não seria difícil o lançamento acontecer no final do ano. Este pode tornar-se um sério desafio para modelos da Yamaha e Triumph, especialmente a preços significativamente mais baixos.
No Brasil, são três modelos disponíveis, a naked R310, a touring T310 e cruiser V310, todas compartilhando o mesmo motor monocilíndrico de 312 cm³. No exterior, eles ainda têm uma plataforma baseada em propulsores de 125cc (SOHC) e 348 cm³ (DOHC).