Cerca de um ano atrás, a chinesa Zontes estreava no Brasil com três modelos de média cilindrada recheados de estilo e tecnologia. Agora, mais uma novidade será apresentada no próximo 25 de abril. O que será?
Os modelos apresentados no ano passado eram a R310, T310 e V310, que compartilham o mesmo motor, um monocilíndrico de 312 cm³, com duplo comando de válvulas (DOHC) no cabeçote e refrigeração líquida que desenvolve 35,3 cv a 8.600 rpm e 3,06 kgf.m a 7.500 rotações.
A JTZ Motors, grupo responsável pela Zontes no Brasil, está fazendo suspense sobre o que vem por aí, mas uma olhada nos sites internacionais da marca revela que o motor de 310cc (vigentes até 2021) está sendo substituído por outro de 350cc.
Esse motor de 348 cm³ tem a mesma configuração básica, um cilindro, DOHC, mas atinge um rendimento de 39 cv a 9.500 rpm e um torque de 3,34 kgf.m a 7.500 rpm. A embreagem, ao invés de ser do tipo de cárter seco, é multidisco, lubrificada e deslizante, atrelada a um câmbio de seis marchas.
O powertrain impulsiona mais de 10 modelos na China: os scooters 350D e 350F; as cruisers 350S e 350V1; as roadsters 350R e 350GK, as aventureiras 350X e 350TX. A lógica indica que alguns destes serão disponibilizados no Brasil no lugar dos atuais.
Bem, e a Zontes tem motos de outros tamanhos? Há também uma linha de 8 modelos que utiliza um motor de 125/150cc dependendo da região. Mas parece pouco provável que elas venham ao Brasil, pois entrariam em confronto com uma marca do mesmo grupo, a Haojue.
Ao contrário da popular Haojue, a Zontes tem a proposta de ser uma marca premuim com preços de motos médias e características de grandes. Em um ano de atividades, eles já se inseriram entre as 20 primeiras fabricantes do Brasil, de acordo com a Fenabrave.