Uma das marcas chinesas mais interessantes da atualidade, a Zontes está debutando no Brasil pelo mesmo grupo da Suzuki com três modelos distintos. O Notícias Motociclísticas andou neles e você os conhece em detalhes aqui.
A Zontes é uma das marcas do grupo Tayo Motorcycles, empresa fundada em 2003 com sede em Jiangmen, na China. Lá eles contam com cerca de 1.600 funcionários, 70% com formação universitária ou superior. Não por acaso, eles já somam 36 patentes de invenção e 3 prêmios de tecnologia.
A marca já vinha chamando atenção na Europa graças à forte tecnologia embarcada e o design moderníssimo, atento aos detalhes. No Brasil, a Zontes chega através da JTZ Motors, grupo liderado pelo conhecido João Toledo, para reforçar o lineup que já conta com Suzuki, Kymco e Haojue.
Na Europa, a Zontes oferece mais de dez motocicletas entre 125cc e 350cc dos mais variados segmentos. No Brasil, eles estão apostando, de início em três delas: a naked R310, a crossover T310 e a cruiser V310, que compartilham o mesmo motor, um monocilíndrico de 312 cm³.
O motor, com duplo comando de válvulas (DOHC) no cabeçote é de concepção moderna, com refrigeração líquida e cárter do tipo seco, que desenvolve 35,3 cv a 8.600 rpm e 3,06 kgf.m de torque máximo a 7.500 giros. O câmbio tem seis marchas e a transmissão final é por corrente.
Como dissemos, o grande destaque da Zontes é o design que não deve em nada para as motos europeias e japonesas. A R310, por exemplo, com sua rabeta levantada, suporte de placa lateral e escapamentos curtos, tem as linhas claramente influenciadas pela MV Agusta Brutale.
Mas não é só de design que a moto vive. As bengalas dianteiras são invertidas com tubos brilhantes, detalhe que chama a atenção de quem entende de motos. O amortecedor traseiro é pressurizado com nitrogênio. Os freios contam com sistema ABS Bosch 9.1 de dois canais.
A parte eletrônica é outro show. Absolutamente tudo na moto é elétrico, com exceção do motor, claro. O painel, é uma tela retangular de TFT colorido onde você controla, além das funções básicas, a pressão do óleo, pressão de cada pneu, nível da bateria, código de falhas e conexão bluetooth.
A motocicleta ainda conta com controle de tração de dois níveis, tampa do tanque de combustível (15 litros) com acionamento elétrico, trava do assento e do guidão, ambas elétricas, ignição sem chave, iluminação full LED e até bateria de ions de lítio com carregador incluso.
A T310 é a crossover da marca e chega para rivalizar a BMW G310GS. As diferenças em relação à R310 ficam por conta do tanque maior (19 litros), amortecedor traseiro ligeiramente mais firme e um entre-eixos 4 mm mais longo (para aguentar mais carga), além do guidão mais alto e confortável.
O painel de TFT é o mesmo, assim como suas funções com acionamento pelos botões dos punhos. Mas a T310, conta com um para-brisa regulável em altura – de forma elétrica, coisa que nem a Triumph Tiger 1200 tem mais. Além disso, a T310 vem com protetor de motor e bagageiro de série.
Por fim, eles estão disponibilizando também a V310, uma pequena cruiser com pedaleiras avançadas que já ganhou um apelido: “Mini Diavel”. Com um entre-eixos bem mais longo (1.492 mm) e um enorme pneu traseiro (180/55/17) a moto é uma graça e chama atenção por onde passa.
As pedaleiras avançadas são ajustáveis em três posições diferentes. Um pequeno encosto empresta estilo e faz o garupa se sentir mais seguro na traseira curta e sem alças. O escapamento é totalmente oculto e a moto vem com sliders protetores de motor de série.
Claro que tudo isso tem um preço, que você já deve estar imaginando. Mas, como a Zontes é nova no pedaço, eles estão pegando leve nisso também. A R310 parte de R$ 26.990,00 enquanto a T310 e V310 partem de 27.990,00, preço com base no Estado de São Paulo e sem custos de frete.
As motocicletas da Zontes podem ser encontradas na conhecida rede de concessionárias Suzuki, ao lado da linha de entrada Haojue, dos scooters taiwaneses Kymco e dos ATVs Hisun. A chegada da marca chinesa reforça a presença do grupo JTZ Motors em diferentes segmentos de mercado.