O grupo Guangdong Daye Motorcycle Technology Co, responsável pela marca Zontes, lançou ontem (11) a construção de uma nova unidade de produção na China que contou com o presidente da J.Toledo/JTZ Motors, João Toledo, responsável pela vinda da marca para o Brasil.
A inauguração marcou o início do projeto de construção da nova unidade, que terá mais de 1,7 milhão de m² de área construída, incluindo importantes instalações de apoio, como edifícios de apoio habitacionais, fábricas, estradas de parque, água e eletricidade, processamento e fabricação avançados, testes de produtos, armazenamento logísticos inteligente, equipamentos de transbordo, entre outros.
Com investimento previsto de cerca de R$ 4 bilhões, a nova unidade de produção em Jiangmen, província de Guangdong, vai aumentar a capacidade de produção do grupo em 1 milhão de motocicletas por ano e criar mais de 2 mil empregos. Será uma base de modelo altamente inteligente para o processamento e fabricação de automóveis profissionais, motocicletas e produtos auxiliares.
“O início do novo projeto é outro marco importante no desenvolvimento de nossa empresa. Aproveitaremos esta oportunidade para continuar a defender o conceito central de ‘os sonhos nunca param’ e estabelecer padrões mais elevados e requisitos mais rigorosos e cuidadosos, organização e construção científica para garantir que o projeto possa progredir de forma constante de acordo com o plano estabelecido”, discursou o diretor-geral do grupo, Xie Sheng.
João Toledo, presidente do grupo J.Toledo/JTZ, que representa a marca Zontes no Brasil, destacou a importância e a grandeza do projeto. “É um projeto modelo, de referência, com os padrões mais elevados e tecnológicos que existem. Estou muito feliz em poder levar o que é produzido aqui para o Brasil”, disse o executivo que também trouxe a Suzuki para cá em 1992.
A província de Guangdong é conhecida como o “Vale do Silício chinês”. Desde 1989, em termos de Produto Interno Bruto [PIB], é a número um na China. Também está bem estabelecida em termos de ciência, tecnologia e inovação. O gasto com pesquisa e desenvolvimento no último ano foi equivalente a US$ 63 bilhões, o que corresponde a 3,4% do PIB.
A Zontes também participou este ano do Salão de Milão (EICMA), que terminou no último domingo (10). O estande reuniu modelos já consagrados da marca, como a GK350 e a T350X, e muitas novidades, como a aventureira 500T, a scooter 368G e a linha 703 (RR, R e F).