Conforme o combinado, a JTZ Motors apresentou ontem (25) a linha Zontes para 2024. Além de contarem com novos motores de 350cc, o leque de modelos foi ampliado de três para sete.
Um ano atrás, a JTZ Motors, grupo parceiro da J.Toledo (responsável pela Suzuki), trouxe para o Brasil a marca chinesa Zontes, que vem se destacando na Ásia e na Europa pelo design cuidadoso e eletrônica de ponta. No início, foram apenas três modelos, R310, T310 e V310.
Bem aceitas, também no mercado nacional, a JTZ decidiu dar um passo mais ousado em 2024. Como os motores de 312 cm² foram descontinuados no exterior em decorrência da entrada em vigor do Euro5 + eles trouxeram os novos engenhos de 348 cm³, totalmente diferentes do anterior, apesar de possuírem a mesma arquitetura básica.
Apesar de também serem monocilíndricos e de duplo comando (DOHC), o motor conta com um novo sistema de refrigeração mista, graças a introdução de um radiador de óleo. Além disso, a transmissão deixou de ser de cárter seco e passou a ser do tipo multidisco em banho de óleo, mais convencional. A potência agora chega a 41 cv a 8.300 rpm.
Os modelos originais continuam, agora com a sigla R350, T350 e V350. Naturalmente, eles ganharam evoluções gerais e principalmente variações, como a Café Racer, GK350, a adventure T350X, a custom de sabor norte-americano, S350. Além destes, também é novidade o maxiscooter 350E.
Evolução da R310, a R350 é a que mais se parece com sua antecessora. O design geral é muito parecido, mas a naked da família (assim como todas) ganhou freios melhores, com disco de 320 mm na roda dianteira mordido por pinças radiais de 4 pistões da J.Juan. Disponível nas cores preta e azul, o modelo parte de R$ 28.880,00 (mais frete).
A GK350 chega com um design retrô que lembra bastante a BMW R nineT e Triumph Bonneville. As rodas, apesar de serem de 17 polegadas, são raiadas. O freio conta com uma proteção. O farol de LED é redondo. O tanque de combustível tem um desenho mais quadrado e as opções de cores em preto fosco, dourado e prata reforçam visual parrudo. Os preços partem de R$ 32.600,00.
A T350 teve o seu design revisado e, além de ganhar o novo motor e freios, está com uma irmã gêmea, a T350X, que conta com rodas raiadas de 19 e 17 polegadas. Assim como antes, há monitoramento da pressão dos pneus e o para-brisa é ajustado de forma elétrica. Ambas estão disponíveis nas cores preta e laranja a partir de R$ 32.300,00 e R$ 33.800,00, respectivamente.
A V350 ficou ainda mais parecida com a Ducati Diavel graças a uma nova balança traseira monobraço de alumínio que deixa a roda traseira exposta em toda a sua glória. Ela ganhou a companhia da gêmea S350, que tem jeitão americano, como guidão largo e tanque em formato de gota. Disponíveis nas cores preta, branca e verde, elas partem de R$ 31.870 e R$ 32.600.
Por fim, eles decidiram trazer também ao mercado nacional o scooter Zontes 350E, que tem uma potência final declarada ligeiramente inferior (39 cv), mas esbanja porte, presença e desempenho para uso urbano e viagens. Está disponível em cinco cores, branca, verde, prata, preta e vermelha. Os preços partem de R$ 34.500,00 (mais frete).
Todas elas contam com a mesma parte eletrônica, uma centralina Bosch, que possibilita o funcionamento de um painel digital em TFT, com opções de gráficos, dois modos de pilotagem (Eco e Race) conexão com o smartphone, sistema de ignição sem chave e bateria de ions de lítio, com um carregador incluído no pacote.
O diretor comercial, Ricardo Kato, afirmou que a produção da linha Zontes 350cc para este ano será oito vezes maior que a do ano passado e destacou a importância do pós-venda: “A gente desenvolveu um programa de revisão com preço fixo e garantia de dois anos, sem limite de quilometragem.“ Além disso, quem já tinha comprado as 310cc tem prioridade na troca.
“A gente sempre acreditou na Zontes. Lançamos a marca aqui no Brasil e deu tão certo, o mercado brasileiro respondeu tão positivamente e mostrou que tem muito espaço para tecnologia no segmento das duas rodas“, disse a diretora de marketing, Fernanda Toledo. “A Zontes veio pra ficar, é uma parceria de longo prazo, podem ter certeza”, garante.