A fabricante chinesa Zhongshen adquiriu, por 20 anos, os direitos de utilização dos motores Norton bicilíndricos de 650cc em suas motocicletas na China. O acordo entre as duas marcas foi anunciado oficialmente ontem (1º).
O motor, projetado na fábrica da Norton, na Inglaterra foi desenvolvido de acordo com os requisitos da Zhongshen e já está totalmente de acordo com as normas ambientais do Euro4 e outros regulamentos, permitindo-lhes continuar seu crescimento no mercado mundial de motocicletas.
“É um excelente apoio à nossa nova plataforma de motores 650cc e mostra o alto nível de experiência em engenharia que temos aqui na Norton“, disse o CEO da empresa, Stuart Garner. “A comercialização é chave para a Norton e vamos investir as receitas em nossas habilidades, treinamento e capacidade de engenharia, garantindo assim a sustentabilidade a longo prazo das nossas motocicletas aqui no Reino Unido“, garantiu.
O valor do acordo não foi revelado, mas a imprensa britânica especula que esteja na casa das milhões de dólares, com royalties pagos por cada motor produzido. O V-Twin 650cc poderá ser utilizado pela marca Zhongshen ou Cyclone, que também é de sua propriedade.
Fundada em 1992 em Chongqing na China, a Zhongshen produz motocicletas, quadriciclos, geradores e motores. A marca ficou mais conhecida no Brasil graças a uma parceria com a Kasinski, entre 2009 e 2014. No ano passado, eles produziram em torno de 4 milhões de propulsores.