Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Notícias

Zero apresenta nova FX-E, uma supermotard elétrica

Lucas Carioli 13 de julho de 2021




A Zero apresentou hoje (13) a FX-E, seu primeiro modelo no estilo Supermotard. Com quase 50 cv e mais de 10 kgf.m de torque instantâneo, a motocicleta promete muita diversão sem agredir o meio ambiente.

Derivada da linha FX, a FX-E é impulsionada pelo mesmo motor elétrico ZForce 75-5 controlado pelo sistema operacional Cypher II, que apresenta uma configuração de ímã permanente, não exigindo nenhum sistema de resfriamento a líquido ou a ar, além de nenhuma manutenção rotineira.

O sistema operacional Cypher Operating System II, por outro lado, atua como um hub para a integração de todos os sistemas da motocicleta e, graças aos aplicativos da Zero, permite monitorar totalmente o veículo e fornecer os principais dados no visor do smartphone praticamente na mesma hora.



A potência máxima anunciada é de 34 kW (cerca de 47 cv) a 4.300 rpm, mas o mais interessante é o torque: 106 Nm (10,8 kgf.m) disponíveis instantaneamente, o que em se tratando de uma Supermotard (onde a derrapagem do pneu traseiro é requisito básico) deve ser muito interessante.

Movido por uma bateria de íons de lítio de 7,2 kWh, o motor permite uma autonomia de 161 quilômetros no perímetro urbano e 120 km na estrada. Com o carregador Zero Rapid Charger, o tempo de recarga é de 3,6 horas (até 95%). Mas em uma tomada convencional, o tempo é de intermináveis 9,7 horas.

Na parte que mais nos interessa, a FX-E conta com suspensões Showa totalmente reguláveis e transmissão final por correia (semelhante à FX). As rodas de 17 polegadas possuem pneus Pirelli Diablo Supercorsa ancorados por um ABS, que não pode ser desligado, mas com uma diferença de velocidade suficiente entre as rodas dianteiras e traseiras (burnout) pode ser limitado.

Ao largo guidão, o piloto encontra um painel de LCD colorido com três modos de pilotagem (Sport, Eco e Custom) sem embreagem, sem mudança de marcha, o que permite concentração total na pilotagem. O peso total é de apenas 135 kg, o que faz da FX-E uma das poucas motos elétricas que não mata o motociclista com o peso da bateria.

Se nos afastarmos das discussões infindáveis sobre distâncias e como uma motocicleta elétrica deve ser, a FX-E promete ser uma opção ágil, divertida e moderna para os centros urbanos dos países desenvolvidos. O preço anunciado, cerca de 15 mil euros, é condizente com seu segmento. Aliás, a motocicleta pode ser adquirida pela cobiçada categoria A2. Que outra moto dessas oferece quase 11 quilos de torque instantâneo?




Tags: Slider Zero Zero FXE

Continue Reading

Previous: Harley-Davidson apresenta nova Sportster S. Veja as fotos
Next: Yamaha confirma presença no próximo Salão de Milão

Leia também

Nova BMW F900R é disponibilizada no Brasil a partir de R$ 71.400
  • Notícias

Nova BMW F900R é disponibilizada no Brasil a partir de R$ 71.400

18 de julho de 2025
Royal Enfield: crescimento global de 17% no primeiro semestre e novo recorde a caminho
  • Notícias

Royal Enfield: crescimento global de 17% no primeiro semestre e novo recorde a caminho

18 de julho de 2025
KTM realiza mais uma venda: o estúdio de design Kiska
  • Notícias

KTM realiza mais uma venda: o estúdio de design Kiska

18 de julho de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.