A Zero apresentou hoje (13) a FX-E, seu primeiro modelo no estilo Supermotard. Com quase 50 cv e mais de 10 kgf.m de torque instantâneo, a motocicleta promete muita diversão sem agredir o meio ambiente.
Derivada da linha FX, a FX-E é impulsionada pelo mesmo motor elétrico ZForce 75-5 controlado pelo sistema operacional Cypher II, que apresenta uma configuração de ímã permanente, não exigindo nenhum sistema de resfriamento a líquido ou a ar, além de nenhuma manutenção rotineira.
O sistema operacional Cypher Operating System II, por outro lado, atua como um hub para a integração de todos os sistemas da motocicleta e, graças aos aplicativos da Zero, permite monitorar totalmente o veículo e fornecer os principais dados no visor do smartphone praticamente na mesma hora.
A potência máxima anunciada é de 34 kW (cerca de 47 cv) a 4.300 rpm, mas o mais interessante é o torque: 106 Nm (10,8 kgf.m) disponíveis instantaneamente, o que em se tratando de uma Supermotard (onde a derrapagem do pneu traseiro é requisito básico) deve ser muito interessante.
Movido por uma bateria de íons de lítio de 7,2 kWh, o motor permite uma autonomia de 161 quilômetros no perímetro urbano e 120 km na estrada. Com o carregador Zero Rapid Charger, o tempo de recarga é de 3,6 horas (até 95%). Mas em uma tomada convencional, o tempo é de intermináveis 9,7 horas.
Na parte que mais nos interessa, a FX-E conta com suspensões Showa totalmente reguláveis e transmissão final por correia (semelhante à FX). As rodas de 17 polegadas possuem pneus Pirelli Diablo Supercorsa ancorados por um ABS, que não pode ser desligado, mas com uma diferença de velocidade suficiente entre as rodas dianteiras e traseiras (burnout) pode ser limitado.
Ao largo guidão, o piloto encontra um painel de LCD colorido com três modos de pilotagem (Sport, Eco e Custom) sem embreagem, sem mudança de marcha, o que permite concentração total na pilotagem. O peso total é de apenas 135 kg, o que faz da FX-E uma das poucas motos elétricas que não mata o motociclista com o peso da bateria.
Se nos afastarmos das discussões infindáveis sobre distâncias e como uma motocicleta elétrica deve ser, a FX-E promete ser uma opção ágil, divertida e moderna para os centros urbanos dos países desenvolvidos. O preço anunciado, cerca de 15 mil euros, é condizente com seu segmento. Aliás, a motocicleta pode ser adquirida pela cobiçada categoria A2. Que outra moto dessas oferece quase 11 quilos de torque instantâneo?