A fabricante norte-americana de motos elétricas Zero anunciou hoje (2) que vai apresentar um novo modelo em 13 de julho. Provavelmente a Zero FXE será a primeira supermoto realmente elétrica do mundo.
Até agora, não há nada além de uma imagem escura que mostra a silhueta de uma máquina que lembra fortemente uma supermoto. O que podemos ver é que parece seguir as linhas dos modelos FXS de estilo supermoto e enduro FX existentes, embora a carroceria pareça muito mais elegante agora.
Os faróis duplos de LED com olhos esbugalhados foram substituídos por outro com inspiração café racer. A carroceria minimalista integra o “tanque de combustível” à parte traseira. O assento é totalmente no estilo motocross, mas destoa dos pneus de aparência esportiva, como manda o estilo supermoto.
Não é uma novidade que a Zero esteja trabalhando em algo assim. Em 2019, a marca californiana e Huge Design SF apresentaram um conceito de Supermoto elétrico, o SM Custom, que foi muito bem recebido pelo público no Salão de Portland. Em 2020 a sigla FXE apareceu em registros de patentes.
Estimulada por este sucesso, a Huge Design também queria lançar seu kit de carroceria personalizado para customização. Mas então a Zero comprou os direitos de seu projeto. Agora, a fabricante de motocicletas parece estar trazendo o conceito apresentado na época para a produção em série.
Se a FXE seguir a mesma plataforma de tecnologia da linha FX espere uma motocicleta com aproximadamente 44 cv e 106 Nm de torque instantâneo, assim como 130 km/h de velocidade máxima. Naturalmente pode haver alguma evolução no tamanho, alcance e recarga das baterias. Maiores informações, espere até o dia 13!