A vitória caiu do céu para Jonas Folger hoje (29), na primeira etapa da Moto2 em 2015, no circuito de Losail, no Catar. O alemão venceu graças ao problema mecânico de Johann Zarco, que liderava com folga.
A prova na categoria intermediária da Motovelocidade foi acidentada. O pole position e então líder, Sam Lowes foi o primeiro a cair, ainda na segunda volta. Depois, foi o campeão do mundo Esteve ‘Tito’ Rabat, que abalroou Simoni Corsi ainda nos primeiros estágios da corrida.
A prova, então, ficou inteiramente na mão de Zarco, que chegou a abrir cinco segundos de vantagem para Folger e Xavier Simeon, que vinham em segundo e terceiro. Em um segundo grupo estavam Franco Morbidelli, Thomas Luthi, Sandro Cortese e Mika Kallio, brigando ferozmente.
A situação parecia definida até faltarem quatro voltas para o final. Zarco adentrou a linha de chegada acusando algum problema na moto. O francês se distraiu tanto que chegou a sair da pista e quase bateu na mureta dos boxes. Com o problema, o piloto rapidamente foi superado por Folger e Simeon.
Se Folger e Simeon ganharam de presente as duas primeiras posições, a terceira era disputada palmo a palmo por Luthi, Morbidelli, Kallio e Alex Rins. O espanhol, que fazia sua estreia na Moto2 e se juntava ao grupo, com grande velocidade.
No final, Folger venceu com pouco mais de cinco segundos para Simeon. Após uma dura batalha, Luthi ficou em terceiro, com Rins em quarto – mostrando grande ritmo no final da prova, e Morbidelli em quinto.
O vice-campeão Kallio ficou em sexto, com Cortese em sétimo. Zarco ainda conseguiu salvar o oitavo lugar, com Louis Rossi em nono e Lorenzo Baldassari fechando os dez primeiros. Confira aqui a classificação geral.