Não está sendo um começo de ano fácil para Johann Zarco. Após finalizar as duas primeiras etapas do ano apenas na 15º posição, o francês revelou que fica esgotado fisicamente ao pilotar sua KTM RC16 durante a corrida.
Zarco vem de duas temporadas promissoras na Tech3 Yamaha, uma motocicleta reconhecidamente mais fácil de pilotar do que a KTM RC16 com a qual tem que lidar agora, que possui, por exemplo, chassis de treliça e suspensões WP, diferentes de todo o resto do grid.
“Eu tive problemas desde a largada“, disse Zarco ao Speedweek, sobre sua corrida na Argentina. “Não sei o que aconteceu com [Jorge] Lorenzo, que estava na minha frente e não largou, mas tive que frear forte para não acertá-lo e perdi muito tempo“. Conforme revelou mais tarde, o espanhol acionou acidentalmente o pit limiter.
“Neste momento, acho muito difícil controlar a moto e fica pior quando a corrida se desenvolve, isso me faz gastar muita energia“, confessa Zarco. “Estava fora da zona de pontuação e até [Cal] Crutchlow e [Francesco] Bagnaia me passaram. Mas na última volta marquei um ponto porque dois pilotos foram para o chão“, referindo-se ao acidente de Maverick Viñales e Franco Morbidelli.
“É difícil ir para casa a partir daqui, em uma corrida onde eu não podia fazer o que eu queria“, continuou Zarco. “Eu luto com a moto e acabo exausto. Não posso executar os movimentos que eu costumo fazer e aprendi. A moto começa a deslizar, torna-se muito difícil e no final fico apenas exausto“, completa.
Apesar das dificuldades, Zarco ainda não se dá por vencido: “Tenho que relaxar e trabalhar com a equipe para melhorar as coisas, tanto quanto possível e me adaptar“, reconhece. “Depois receber novas peças, Pol Espargaró e Miguel Oliveira fizeram uma boa carreira. Se eu puder chegar perto deles, lutar ou até mesmo ser a melhor KTM, vai ser uma boa satisfação“, encerra. Espargaró encerrou a prova em 11º, quase 8s à frente do francês.