A impressionante performance de Johann Zarco nas primeiras voltas do Grande Prêmio do Catar foi um dos grandes destaques da prova de abertura, realizada no último domingo em Losail. Aqui, o francês explica seu acidente, enquanto liderava sua corrida de estreia na MotoGP.
Zarco, que havia feito uma discreta pré-temporada já havia conseguido uma excelente quarta posição no grid de largada para a corrida. Quando as luzes vermelhas se apagaram, o bicampeão da Moto2 logo saltou para segundo e na volta seguinte ultrapassou o então líder, Andrea Iannone.
“Apesar do resultado final, estou feliz e foi tão bom liderar o pelotão em minha primeira corrida. A pista não era perfeita, mas o meu feeling com a moto era muito forte. Quando o GP finalmente começou, eu estava focado e consegui ver que eu não estava longe do primeiro, então eu queria aproveitar a oportunidade para fazer bonito.” (Johann Zarco)
Zarco liderou com autoridade as primeiras seis voltas de corrida, chegando a abrir dois segundos de vantagem para Iannone e Marc Márquez, que vinham logo atrás. Na segunda curva, no entanto, acabou caindo. O francês acredita que tenha se desconcentrado, saindo da linha ideal.
“Eu sei que meus começos são fortes e eu ultrapassei alguns bons pilotos na primeira curva e então cheguei a um ritmo consistente. Eu continuei forçando, mas na sexta volta, eu decidi relaxar. Talvez tenha saído da linha ideal e então caí na segunda curva. É uma pena mas estamos sempre no limite e eu ainda preciso aprender, então este tipo de erro é parte da minha lição como um novato na MotoGP. Estou feliz no final, é uma pena o resultado, mas é importante para a minha confiança e estou animado para a próxima rodada na Argentina.”
Zarco venceu o Grande Prêmio da Argentina em 2015 e 2016. Em ambos os anos, o francês se sagraria campeão da Moto2, a categoria intermediária do campeonato mundial. A etapa desse ano está marcada para acontecer entre os dias 7 e 9 de abril.