Johann Zarco foi confirmado hoje (16) como substituto de Takaaki Nakagami nas três últimas etapas da temporada 2019 de MotoGP. O francês correrá pela equipe LCR-Honda nos GPs da Austrália, Malásia e Valência.
Nakagami, que teve o seu contrato para 2020 renovado ontem (15), terá que se ausentar para a realização de uma cirurgia no ombro, que foi antecipada para que sua recuperação aconteça a tempo de estar 100% para a próxima temporada.
“Que oportunidade de ter as últimas corridas da temporada na LCR-Honda. Estou muito agradecido por ter essa chance e farei o possível para obter bons resultados e aproveitar o tempo, porque essas podem ser as três últimas corridas que posso fazer por um tempo“, admitiu Zarco. “Gostaria de agradecer à KTM por me liberar para que eu possa fazer essas corridas em outra moto. Vamos ver o que eu posso fazer. Antes de tudo, gosto da pista de Phillip Island, é um circuito rápido e acho que a sensação pode ser boa. Cruzaremos os dedos e veremos o que é possível. O objetivo é andar em um bom ritmo e redescobrir alguns dos bons sentimentos que já tive antes.”
Zarco, que foi bicampeão da Moto2 em 2015 e 2016 estreou na MotoGP em 2017 realizando duas temporadas promissoras pela Tech3 Yamaha. Esse ano ingressou na equipe oficial da KTM, mas os resultados ficaram muito aquém do esperado, com ambas as partes preferindo rescindir a parceria após a etapa de Misano.
“Obviamente, lamentamos muito que Nakagami tenha sido forçado a perder as últimas três corridas desta temporada, mas, por outro lado, sabemos que as lesões são parte integrante deste esporte. Propus ao diretor da HRC, Tetsuhiro Kuwata, e ao gerente da equipe, Alberto Puig, a ideia de contratar a Zarco como nosso piloto substituto, e eles me deram sua aprovação“, revelou Lucio Cecchinello diretor da LCR. “Quando entrei em contato com Zarco, ele imediatamente demonstrou interesse e, juntos, trabalhamos em todas as etapas deste projeto que serão concluídas em Valência. Do nosso lado, garantiremos o máximo esforço para apoiar Johann, um piloto que demonstrou imenso talento e profissionalismo em sua carreira de piloto“.
Essas, portanto, serão as primeiras corridas de Zarco pilotando uma Honda na MotoGP. O francês, no entanto, ainda não tem contrato garantido para 2020, já que todas as vagas já estão preenchidas. O francês trabalha para voltar com força total em 2021.