Graças a uma grande volta de Johann Zarco, a equipe de fábrica da Honda assegurou a pole position para as 8 Horas de Suzuka. Com isso eles deixaram a equipe Yamaha, com Jack Miller a bordo, em segundo.
No Mundial de Endurance, após os treinos livres, a qualificação é decidida através de uma média de volta estabelecida pelos três pilotos das equipes. Exclusivamente nas 8 Horas de Suzuka, apenas os dez mais rápidos participam dessa segunda sessão, que é chamada aqui de “Top 10 Trial”.
Zarco foi o último dos 20 pilotos a participar da disputa, um de cada vez, e se destacou ao registrar o tempo de 2min04s290 superando a marca anterior de Naomichi Uramoto, 2min04s796, definida durante a primeira qualificação na sexta-feira (1ª).
“Eu não esperava virar esse tempo, estava pensando em 2m04.5s, mas sabia que não seria suficiente para a pole position, então foi uma boa surpresa para mim e é um prazer ter este bom tempo de volta para dar a oportunidade para Takumi largar na pole position amanhã”, disse Zarco sobre o seu companheiro de equipe, Takumi Takahashi. “Sabíamos que estávamos fortes para domingo em termos de ritmo, mas sabemos que alguns outros pilotos têm um extra com pneus novos e é difícil para nós fazermos uma grande diferença, mas hoje ela veio.”
Andrea Locatelli, aquele mesmo do WorldSBK, foi o segundo mais rápido pela equipe de fábrica da Yamaha, para grande alívio de seu companheiro de equipe, Jack Miller, que caiu ao contornar a chicane Astemo naquela que teria sido a melhor volta naquele momento.
Na terceira posição, ficou a equipe privada AutoRace Ube Racing Team, que corre com uma BMW S1000RR, graças à excelente volta de Naomichi Uramoto. O trio também conta com os conhecidos Loriz Baz, que já foi piloto de MotoGP e WorldSBK, e Davey Todd, britânico das corridas de estrada.
Das equipes que disputam a temporada completa do Mundial de Endurance, a BMW Motorrad World Endurance Team ficou em quinto lugar no Top 10 Trial, atrás do time japonês SDG Team HARC-PRO, graças a uma boa volta de Michael van der Mark.
Vencedora do Top 10 Trial do ano passado e líder do Mundial de Endurance esse ano por 18 pontos, a YART Yamaha foi a sexta mais rápida, com a atual campeã do EWC e ex-equipe oficial da Suzuki, Yoshimura SERT Motul largando ao seu lado, na sétima posição.
O Top 10 foi completado pelas equipes locais SDG-Ducati Team Kagayama, Team ATJ e Astemo Pro Honda SI Racing. A equipe da Suzuki, que corre com combustível 100% sintético e outros componentes ecológicos, vai largar na 12ª posição geral, seguida da Kawasaki Webike Trickstar e da F.C.C TSR Honda France, vencedora nas 8 Horas de Spa-Francorchamps.
Na classe Superstock, a melhor volta ficou com a BMW S1000RR da equipe Étoile, que tem como pilotos o trio Motoharu Ito, Hikari Okubo e Kazuki Watanabe. Eles superaram as rivais Kaedear-Dafy-RAC 41-Honda e Honda No Limits, com três das seis equipes permanentes do EWC competindo em Suzuka.