A Yoshimura SERT Motul, ex-equipe oficial da Suzuki venceu hoje (21) as 24 Horas de Bol d’Or, última etapa do Mundial de Endurance 2025, em Paul Ricard na França. Eles herdaram a liderança na última meia hora de corrida, depois que a equipe oficial BMW quebrou e deixou o título para a YART Yamaha.

A BMW Motorrad World Endurance Team e a YART Yamaha começaram a corrida empatadas em pontos após a qualificação, onde se classificaram em segundo e terceiro lugares, enquanto que a Yoshimura SERT Motul conseguiu assegurar a pole postion graças a uma volta voadora de Étienne Masson.
A prova começou com a F.C.C TSR Honda France, principal representante da marca japonesa na frente, brigando com a Yoshimura SERT Motul. A partir da sétima hora, no entanto, eles passaram a ter muitos problemas mecânicos deixando os campeões do ano passado em primeiro com a BMW em segundo.
Era o suficiente para conquistar o título, o primeiro da BMW no certame. Mas, quando restavam menos de meia hora para o término da corrida de 24 Horas quando uma espessa fumaça branca surgiu na traseira da S1000RR. O motor tinha quebrado! Com isso, a YART Yamaha pulou para segundo.
Com o segundo lugar, eles conseguiram os pontos necessários para recuperar o título, que já era deles em 2023. O trio Marvin Fritz, Karel Hanika e Jason O’Halloran venceu as 24 Horas de Le Mans em abril, na abertura da temporada, e o terceiro lugar nas 8 Horas de Spa-Francorchamps, mas teve muito azar nas 8 Horas de Suzuka.

“Até a linha de chegada, nada está feito. Quero pedir desculpas à equipe BMW, eles fizeram um trabalho incrível e tiveram muito azar. É inacreditável, para ser honesto, eles também merecem. Tivemos azar em Suzuka, agora veio muita sorte“, disse a gerente da equipe YART, Mandy Kainz.
Campeã do ano passado, a Yoshimura SERT Motul teve como prêmio de consolação a vitória em Bol d’Or, com o trio Gregg Black, Dan Linfoot e Étienne Masson: “Estou feliz pela vitória. Claro, gostaríamos de ganhar o campeonato também, então sinto muito pela BMW, pensei que eles iam ganhar, eu teria ficado feliz por eles, mas corridas são assim“, disse Black.
A ERC Endurance sofreu uma saída dramática quando David Checa caiu às 03h55. Sua BMW bateu nas barreiras e pegou fogo. A Marc VDS também estava entre as 10 primeiras quando parou devido a uma falha mecânica na madrugada. F.C.C TSR Honda France e Kawasaki Webike Trickstar taambém não conseguiram terminar.
A equipe privada AutoRace Ube Racing parecia pronta para o quarto lugar, mas abandonou na última hora após uma falha mecânica. Com isso, os dois primeiros colocados da Superstock, Champion-MRP-Tecmas e Kaedear-Dafy-RAC 41 Honda, para terminar em terceiro e quarto lugar na classificação geral, respectivamente.

A Champion-MRP-Tecmas estava a caminho de conquistar uma confortável vitória na Superstock, quando um problema no sensor forçou um longo pit stop. Embora a BMW #9 tenha ficado parada por mais de 10 minutos, eles conseguiram retomar o primeiro lugar, no que parecia ser uma vitória improvável.
Mas quem ficou com o título na classe Superstock foi a equipe National Motos Honda FMA, do trio Guillaume Raymond, Johan Nigon e Valentin Suchet, enquanto que a ARTEC #199 venceu o FIM Endurance World Trophy e o a Moto AIN venceu a classe de entrada para máquinas de produção.
24 Horas de Bol d’Or 2025 – Classificação Final (10 primeiros)
01.Yoshimura Sert Motul (Suzuiki GSX-R1000R), 728 voltas em 24h00min51s
02.YART Yamaha (Yamaha YZF-R1m) +3 voltas
03.Champion-MRP-Tecmas (BMW S1000RR) +19 voltas
04.Kaedear-Dafy-RAC 41 (Honda CBR1000RR-R) +19 voltas
05.Team National Motos (Honda CBR1000RR-R) +20 voltas
06.Team 18 Pompiers Igol CMS (Yamaha YZF-R1m) +27 voltas
07.Team Revo-M2 (Aprilia RSV4) +29 voltas
08.Team Bolliger Switzerland (Kawasaki Ninja ZX-10R) +35 voltas
09.Mana-au Competition (Honda CBR1000RR-R) +36 voltas
10.Team 33 Louit April Moto (Kawasaki Ninja ZX-10R) +36 voltas
Mundial de Endurance da FIM 2025 – Classificação Final
01.YART Yamaha – 139 pontos
02.Yoshimura SERT MOtul – 138 pontos
03.BMW Motorrad World Endurance Team – 108 pontos
04.Kawasaki Webike Trickstar – 83 pontos
05.ERC Endurance – 74 pontos
06.FCC TSR Honda France – 69 pontos