A equipe YART Yamaha venceu hoje (20) as 24 Horas de Le Mans de moto, primeira etapa do FIM EWC em 2025. O trio Karel Hanika, Marvin Fritz e Jason O’Halloran assumiu a liderança da Kawasaki Webike Trickstar apenas na última hora, em uma corrida marcada pela chuva e inúmeros acidentes.
A chuva, que seria um fator decisivo na corrida, apareceu antes mesmo da corrida começar às 15h00 locais de ontem (19). Com a pista molhada, os competidores correram em direção à suas motos, ao modo tradicional de largada, e as quedas começaram logo na primeira curva da primeira volta!
Partindo da 2ª posição no grid, os campeões da Yoshimura SERT Motul (Suzuki) form quem tiveram a melhor largada, assumindo a ponta pelas mãos de Gregg Black. Já o pole position Marvin Fritz (YART Yamaha #7) caiu antes do final da primeira volta, demonstrando o quanto as condições estavam difíceis.
Mas a Yoshimura SERT Motul teria uma corrida muito atribulada. Na volta 6, Gregg Black caiu pela primeira vez, uma das inúmeras quedas que a equipe teria pela frente. Eles cederam a ponta para a equipe de fábrica da BMW Motorrad, do trio Markus Reiterberger, Sylvain Guintoli e Steven Odendaal.
Enquanto isso, a chuva aumentava e diminuia, deixando os pilotos confusos sobre qual seria o momento certo de acelerar ou diminuir. Com isso, as quedas se multiplicavam. Praticamente todos os competidores caíram ao menos uma vez durante a prova. Ao anoitecer, a YART estava de volta ao topo.
Mas além da chuva, os problemas mecânicos – esperados em uma prova de 24h – também estavam lá. Depois de brilhar nos treinos e de conquistar a terceira posição no grid, a equipe particular Tati Team AVA6 Racing foi forçada a abandonar devido a problemas elétricos na sua Honda CBR1000RR-R.
Quando finalmente estava estabelecendo um bom ritmo, a YART Yamaha teve um momento e tanto quando o pneu dianteiro furou no turno noturno de Marvin Fritz. Ele teve que parar para trocá-la, o que deixou o primeiro lugar para a Kawasaki ZX-10R #11 da equipe Webike Trickstar.
Já para a Yoshimura SERT Motul a prova estava se transformando em um verdadeiro desastre. Depois de seis acidentes, a Suzuki GSX-R1000R estava quase que totalmente destruída. Mas em todas elas, os pilotos conseguiram voltar aos boxes para realizar os reparos, perdendo 30 voltas no processo.
Foi assim que a Kawasaki se estabeleceu na ponta. Errando menos e realizando menos pit-stops, a equipe verde chegou a abrir uma vantagem confortável de 2 voltas para o segundo colocado, a YART Yamaha. Às 5h da manhã, mais precipitação foi relatada no circuito Bugatti. Em poucos minutos, dezenas de motocicletas estavam no chão. O safety car foi acionado.
Entre elas, estavam a equipe F.C.C TSR Honda France, campeã em 2023, e a BMW Motorrad World Endurance, que vinham em 3ª e 4ª, respectivamente. Foi a Honda que teve a pior sorte: Corentin Pérolari trouxe a moto com a bolha estourada, o guidão torto e a balança danificada aos boxes. Markus Reiterberger aproveitou a oportunidade para ficar em terceiro lugar.
No amanhecer de domingo, a Kawasaki continuava com uma liderança tranquila e tinha tudo para vencer. Foi quando o desastre aconteceu: uma queda de Roman Ramos no início da última hora pôs tudo a perder. Ele teve que levar a moto aos boxes para reparos e a YART aproveitou a oportunidade para retomar a liderança.
Assim, Marvin Fritz cruzou a linha de chegada com apenas 1min37s para Mike di Meglio, na Kawasaki em segundo. A terceira posição ficou com a equipe privada ERC Endurance, do trio Ilya Mikhalchik, Kenny Foray e David Checa, que superou a equipe oficial da BMW Motorrad, em quarto.
No total, a YART Yamaha percorreu 782 voltas pelo circuito Bugatti realizando 25 paradas nos boxes, contra 22 da Kawasaki. O terceiro colocado chegou 9 voltas atrás. 40 motos cruzaram a linha de chegada desta 48ª edição. Foram 13 abandonos e 202 caídas!
Em uma demonstração impressionante de perseverança e resistência, a Yoshimura SERT Motul ainda conseguiu se recuperar para terminar na sexta posição geral. Com isso, os campeões de 2024 minimizaram os danos e conseguiram atingir o objetivo de marcar pontos para o campeonato.
Na categoria Superstock, a National Motos Honda FMA conseguiu uma notável segunda vitória consecutiva. Já vitoriosa na edição 2024, a CBR1000RR-R #55 de Valentin Suchet, Guillaume Raymond e Johan Nigon impressionou também ao atingr o sétimo lugar na classificação geral.
24 Horas de Le Mans – Classificação Final (10 primeiros)
1.YART Yamaha (Yamaha YZF-R1) 782 voltas em 24h02s30
2.Kawasaki Webike Trickstar (Kawasaki ZX-10R) a 1min37s890
3.ERC Endurance (BMW S1000RR) a 9 voltas
4.BMW Motorrad World Endurance Team (BMW M1000RR) a 10 voltas
5.Maxxes By BMRT 3D (Kawasaki ZX-10R) a 21 voltas
6.Yoshimura SERT Motul (Suzuki GSX-R1000R) a 23 voltas
7.FCC TSR Honda France (Honda CBR1000RR-R) a 27 voltas
8.Team Bolliger Switzerland (Honda CBR1000RR-R) a 32 voltas
9.Mana-Au Competition (Kawasaki ZX-10R) a 37 voltas
10.Elf MarcVDS Racing Team (Honda CBR1000RR-R) a 41 voltas