A equipe YART Yamaha confirmou o favoritismo e venceu ontem as 8 Horas de Spa-Francorchamps na Bélgica, segunda etapa do Mundial de Endurance. Eles tiveram que se esforçar ao máximo para vencer os rivais da Yoshimura SERT Motul.
Partindo da pole position, a YART, formada pelo trio Niccolò Canepa, Karel Hanika e Marvin Fritz rapidamente se estabeleceu na liderança, mas o seu consumo de consumo de combustível foi tal que eles tiveram de fazer mais paradas nos boxes do que os seus rivais.
Isso manteve a equipe Yoshimura SERT Motul, ex-representante oficial da Suzuki e vencedora das 24 Horas de Le Mans, na disputa até o final. O trio Gregg Black, Dan Linfoot e Étienne Masson, conhecido pela regularidade, chegou a assumir a liderança, mas a YART recuperou-a na pista.
A F.C.C. TSR Honda France, que havia assegurado a segunda posição no grid, teve problemas pela segunda prova consecutiva. Inicialmente incapaz de ligar a moto, Alan Techer conseguiu uma recuperação impressionante chegando a liderar aos 42 minutos durante as primeiras paradas nos boxes.
Mas uma queda de Josh Hook após uma hora e 10 minutos de prova foi outro revés caro, com dois longos pit-stops necessários para reconstruir a CBR1000RR-R número 5 a pleno funcionamento. A dupla, entretanto, ainda conseguiu chegar em quinto lugar.
Quem também teve azar foi a equipe oficial de fábrica da BMW Motorrad. Partindo da quarta posição, o trio Markus Reiterberger, Ilya Mikhalchik e Sylvain Guintoli chegou a liderar a corrida na primeira volta, mas foi forçada a desistir às 16h20 devido a um persistente vazamento de óleo.
Outra favorita, a Kawasaki Webike Trickstar, do conhecido trio Gregory Leblanc, Christian Gamarino e Alvaro Ramos também abandonou a corrida quando estava no terceiro lugar devido a uma falha mecânica em sua Kawasaki Ninha ZX-10R.
Quem se deu bem com tudo isso foi a equipe independente Tati Team Beringer Racing, do trio Hugo Clere, Randy Krummenacher e Corentin Perolarique chegou ao pódio com a sua Honda CBR1000RR-R, seguida por outra Honda, da equipe Viltaïs Racing.
Na classe Superstock, uma grande surpresa: primeira vitória para a equipe Aviobike by M2 Revo e para a marca Aprilia no Mundial de Endurance. O trio Luca Bernardi, Kevin Calia e Francesco Cocco teve problemas na largada, mas depois teve uma emocionante batalha pelas honras com as equipes National Motos Honda e Team 33 Louit April Moto.
A próxima etapa do Mundial de Endurance da FIM é as 8 Horas de Suzuka, a mais prestigiada corrida de longa duração do motociclismo, de 19 a 21 de julho. Pela primeira vez, as equipes de Superstock do campeonato estarão presentes, graças a um novo acordo de fornecimento de pneus.
8 Horas de Spa-Francorchamps – Classificação Final (10 primeiros)
- YART Yamaha (Yamaha YZF-R1), 201 voltas em 8:01:50.577
- Yoshimura SERT Motul (Suzuki GSX-R1000R) +40.145
- TATI Team Beringer Racing (Honda CBR1000RR-R) +3 voltas
- Honda Viltais Racing (Honda CBR1000RR-R) +4 voltas
- F.C.C TSR Honda France (Honda CBR1000RR-R) +5 voltas
- Team Bolliger Switzerland (Kawasaki Ninja ZX-10R) +5 voltas
- Team Aviobike By M2 Revo (Aprilia RSV4) +5 voltas*
- National Motos Honda FMA (Honda CBR1000RR-R) +6 voltas*
- BMRT 3D Maxxess Nevers (Kawasaki Ninja ZX-10R) +7 voltas
- Team 33 Louit April Moto (Kawasaki Ninja ZX-10R) +7 voltas*
*Categoria Superstock