Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

  • Notícias
    • Recall
  • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Mundial de Endurance

YART Yamaha vence 24 Horas de Spa-Francorchamps

Lucas Carioli 18 de junho de 2023

A YART Yamaha venceu hoje (18) as 24 Horas de Spa-Francorchamps. A equipe austríaca, que representa a marca dos diapasões no Mundial de Endurance superou a F.C.C. TSR Honda France para vencer no mítico circuito belga pela primeira vez em 14 anos.

A YART superou os problemas para vencer pela primeira vez em Spa desde 2009.

No ano passado, na etapa que marcou o retorno do Mundial de Endurance ao circuito de Spa-Francorchamps, a YART Yamaha também havia conquistado a pole, mas precisou abdicar da luta pela vitória devido a problemas mecânicos em sua YZF-R1.

Esse ano, a YART também garantiu a pole position, mas ficou para trás logo na largada. Mesmo assim, o quarteto, Niccolò Canepa, Marvin Fritz, Karel Hanika e Robin Mulhauser não se intimidou e não demorou muito para alcançar os primeiros colocados.

Quem liderava eram os campeões da F.C.C. TSR Honda, equipe francesa que representa a marca da asa no campeonato. O trio Josh Hook, Mike Di Meglio e Alan Techer comandou a corrida por 8 horas, mas problemas de escapamento forçaram uma parada mais longa do que o previsto nos boxes.

Isso permitiu que o quarteto da YART Yamaha assumisse a ponta, mas eles também tiveram sua cota de problemas. Um pneu furado, por exemplo forçou uma volta bem lenta aos boxes. Para a sorte deles, as outras equipes também tiveram diversos contratempos, como a Yoshimura SERT Motul.

Os campeões da F.C.C. TSR Honda tiveram que se contentar com o segundo posto.

Antiga representante oficial da Suzuki no campeonato, o trio Sylvain Guintoli, Gregg Black e Etienne Masson parou na garagem errada na primeira hora, precisou pagar um stop and go devido a um contato com outra moto e ficou três minutos na garagem para corrigir um problema na GSX-R1000R.

O infortúnio da equipe japonesa continuou quando sua moto precisou trocar a bomba d’água com três horas e meia restantes, o que definitivamente enterrou qualquer chance de vitória. Com isso, o trio oficial da BMW, Markus Reiterberger, Ilya Mikhalchik e Jeremy Guarnoni passou para terceiro.

Depois de largar apenas na nona posição, a equipe Kawasaki Webike Trickstar também conseguiu subir na classificação, apesar de uma queda precoce ter levado um de seus pilotos, Kazuki Watanabe para o Centro Médico. O japonês, entretanto, conseguiu voltar para a pista e terminou em quinto.

A equipe local KM99 teve uma noite e tanto. Saindo da 6ª posição no grid, eles chegaram a despencar para 14º graças a uma queda de Bastian Mackels na primeira hora e uma escorregada de Lucas Mahias na entrada do box após oito horas. Mas conseguiram se recuperar para finalizar em sexto.

Vencedora no ano passado, a BMW Motorrad ficou em terceiro.

Muita gente ficou para trás. A ERC Endurance, única equipe com uma Ducati Panigale V4 teve que desistir após quatro horas e os polacos da Wójcik Racing fizeram o mesmo depois de sete horas e meia. O Team Bolliger Switzerland também forçado a sair quando sua moto encalhou no cascalho após 18 horas.

Na categoria Superstock, a vitória ficou com a National Motos Honda, uma concessionária de motocicletas francesa, após uma batalha acirrada com o Team 33 Louit April Moto. Em terceiro ficou o time Honda No Limits, com a Chromeburner-RAC41-Honda no último lugar do pódio.

24 Horas de Spa-Francorchamps – Classificação Final (10 Primeiros)

  1. YART Yamaha Official EWC Team (Yamaha YZF-R1), 572 voltas em 24h01min17s766
  2. F.C.C. TSR Honda France (Honda CBR-1000RR-R), 571 voltas
  3. BMW Motorrad World Endurance Team (BMW M1000RR), 569 voltas
  4. Yoshimura SERT Motul (Suzuki GSX-R1000R), 567 voltas
  5. Kawasaki Webike Trickstar (Kawasaki Ninja ZX-10R), 562 voltas
  6. Team KM99 (Yamaha YZF-R1),561 voltas
  7. National Motos Honda (Honda CBR1000RR-R), 556 voltas
  8. Team 33 Louit April Moto (Kawasaki Ninja ZX-10R), 556 voltas
  9. Honda No Limits (Honda CBR1000RR-R), 553 voltas
  10. Honda Viltais Racing (Honda CBR1000RR-R), 552 voltas
Tags: BMW Motorrad World Endurance Team Endurance F.C.C TSR Honda Mundial de Endurance YART Yamaha Official EWC Team Yoshimura SERT Motul

Post navigation

Previous Martin vence Bagnaia na linha de chegada na Alemanha. Márquez desiste de correr
Next Joan Mir também não corre na Holanda e será substituído por Iker Lecuona

Leia também

Com Zarco e Takahashi, Honda vence 8 Horas de Suzuka
  • Mundial de Endurance

Com Zarco e Takahashi, Honda vence 8 Horas de Suzuka

3 de agosto de 2025
Zarco coloca Honda na pole paras as 8 Horas de Suzuka
  • Mundial de Endurance

Zarco coloca Honda na pole paras as 8 Horas de Suzuka

3 de agosto de 2025
Van der Mark correrá 8 Horas de Suzuka com equipe BMW de fábrica
  • Mundial de Endurance

Van der Mark correrá 8 Horas de Suzuka com equipe BMW de fábrica

9 de julho de 2025
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.