A equipe Yamaha Austria Racing Team (YART) assegurou a pole position para as 8 Horas de Spa-Francorchamps, segunda etapa do Mundial de Endurance. Marvin Fritz garantiu a posição de honra com uma volta recorde.
Embora Niccolò Canepa e Karel Hanika tenham sido rápidos, o desempenho de Fritz que foi particularmente notável, com sua volta em 2min18s552 superando o recorde de Hanika no ano passado, 2min18s845s. A YART ficou com a pole também em 2023.
Eles foram 0s238 mais rápidos do que a F.C.C. TSR Honda France, que assegurou a segunda posição graças a uma volta voadora de Josh Hook. Apenas Alan Techer vai acompanhá-lo na corrida, já que Mike Di Meglio se machucou em uma corrida do campeonato francês no fim de semana passado.
Atual campeã do mundo e vitoriosa nas 24 Horas de Le Mans, a Yoshimura SERT Motul, ex-equipe oficial Suzuki ficou na terceira posição com o tempo de 2min19s360 estabelecido por Gregg Black. O trio é composto ainda pelos pilotos Dan Linfoot e Étienne Masson.
Atrás dos três primeiros classificados, a equipe oficial da BMW Motorrad garantiu a quarta posição, com o trio de sempre, Markus Reiterberger, Ilya Mikhalchik e Sylvain Guintoli. A Honda Viltaïs Racing foi a principal concorrente independente, em quinto lugar, a frente da Kawasaki Webike Trickstar.
A equipe independente KM99, do trio Bastien Mackels, Lucas Mahias e Florian Marino, tem sede na Bélgica e garantiu uma surpreendente sétima posição, a frente dos times Tati Team Beringer Racing, Team Bolliger Switzerland e Team Etoile, que completaram o top 10.
O Team Etoile, que realiza apenas a sua segunda corrida no Mundial de Endurance, com o trio de pilotos japoneses Kazuki Watanabe, Yudai Kamei e Hikari Okubo foi uma surpresa, pois ficou a frente de equipes mais experientes como a polaca Wojcik Racing Team em 11ª.
8 Horas de Spa-Francorchamps – Grid de Largada (10 Primeiros)
- Canepa, Fritz, Hanika (YART Yamaha Official EWC Team) 02:18.587
- Hook, Di Meglio, Techer (F.C.C. TSR Honda) +0.691
- Black, Masson, Linfoot (Yoshimura SERT Motul) +0.770
- Reiterberger, Guintoli, Mykhalchyk (BMW Motorrad World Endurance Team) +1.233
- Alt, Odendaal, Mercado (Honda VIltais Racing) +1.700
- Leblanc, Gamarino, Ramos (Kawasaki Webike Trickstar) +2.525
- Marino, De Puniet, Guarnoni (Team KM99) +2.774
- Clere, Krummenacher, Perolari (Tati Team Beringer Racing) +2.778
- Thoni, Brenner, Romero Barbosa P. (Team Bolliger Switzerland) +3.680
- Kamei, Okubo, Watanabe (Team Etoile) +3.794