O construtor Gareth Evans teve a ousadia de criar uma motocicleta que utiliza o motor de uma Yamaha RD350 e o chassi de uma Aprilia RS250, ambas de dois tempos. O resultado ficou excepcional.
O trabalho foi apresentado no site especializado em customização BikeEXIF, onde Evans revelou que, apesar de a motocicleta utilizar componentes de muitas outras marcas, ainda precisou fabricar várias peças ele mesmo. O que não foi tão difícil, já que possui uma boa experiência em engenharia mecânica.
Assim, o proprietário criou, por contra própria, um novo sub-quadro, mesas, manicotos, pinos de eixo, slider de corrente, pivô de balança e até um suporte para a pinça do freio traseiro. A maioria das porcas e parafusos que você vê são de titânio enquanto que o resto da carroceria é em fibra de carbono.
As bengalas invertidas são Öhlins e vieram de uma Ducati Panigale, assim como o amortecedor traseiro, modelo TTX, de alta especificação. As rodas são de fibra de carbono fabricadas pela britânica BST. Os freios são Brembo, com discos de 320 mm na dianteira e um cilindro mestre RCS19.
Todos os componentes internos do motor foram substituídos por outros de alto desempenho, o que deixa claro que as pretensões da “Yamaprilia” vão muito além de um visual atraente. Infelizmente nenhuma palavra foi dita sobre peso e potência.
Sendo duas motos de propostas semelhantes, não é realmente uma surpresa que essa junção tenha funcionado tão bem. Foi apenas uma questão de aproveitar o melhor dos dois mundos, japoneses e italianos. Queremos saber mais, Evans!