Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Endurance
    • Road Racing
      • Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Notícias

Yamaha YZF-R9 é apresentada. Veja as fotos

Lucas Carioli 9 de outubro de 2024

A Yamaha apresentou hoje (9) todos os detalhes da YZF-R9, nova superbike que chega para substituir a icônica YZF-R1 nas ruas e estradas do mundo. A motocicleta oferece bastante coisa por um preço mais acessível que sua antecessora.

Como já antecipamos aqui e aqui, a Yamaha R9 tem a sua mecânica totalmente derivada da conhecida MT-09 e seu motor de três cilindros em linha de 890 cm³. A potência máxima fica em 119 cv a 10.000 rpm – exatamente a mesma da naked – e 93 Nm de torque a 7.000 rpm.



Ao contrário da última R1, a R9 atende aos mais recentes índices de emissões de poluentes do Euro5+. A Yamaha efetuou mudanças na configuração de injeção de combustível, tempo de ignição e engrenagem final, no que deve resultar em um comportamento dinâmico ligeiramente diferente da MT-09.

O quadro de alumínio fundido também é o mesmo da MT-09. Pesando 9,7 kg, é considerado o chassi mais leve já usado em uma moto esportiva Yamaha, além de ser mais rígido nas direções de torção, longitudinal e lateral quando comparado a outros modelos de três cilindros da marca.

O subquadro aparafusado na traseira, por outro lado, é uma peça inteiramente nova, desenvolvida para acentuar a pilotagem esportiva a que a moto se destina. A altura do assento ficou em 830 mm do solo e o peso em ordem de marcha é de 195 kg (dois quilos a mais que a MT-09). 

A suspensão é composta por garfos invertidos KYB de 43 mm que vêm com um revestimento Kashima de bronze e são ajustáveis ​​em rebote e compressão. O amortecedor traseiro oferece ajuste total, com ambos os componentes desenvolvidos em conjunto com os modelos de pista da Yamaha.

A frenagem é garantida por pinças dianteiras Brembo Stylema monobloco, que usam mangueiras trançadas para morder discos de 320 mm. Você também ganha um cilindro mestre radial Brembo e pneus Bridgestone Battlax RS11 de alta qualidade.

O design das carenagens é inspirado nas esportivas mais recentes da Yamaha, como a YZF-R6 e YZF-R7. Claro que um par de asas foram instaladas reduzindo a elevação da roda dianteira entre entre 6% e 7% e aumentando a força descendente adicional no meio da curva para cerca de 10%.

A parte eletrônica é bem completa graças a uma IMU de seis eixos inerciais que fornecem três modos de pilotagem além da opção de quatro modos de pista e duas predefinições personalizadas. Estas permitem que você escolha o nível de intervenção do controle de deslizamento, freio-motor, anti-empinamento, controle de tração e muito mais.

A Yamaha R9 também tem controle de largada, garantindo arrancadas impressionantes em semáforos, e o ABS traseiro pode ser desativado para alguma ação de deslizamento da roda traseira. Quickshifter bidirecional (de terceira geração), controle de cruzeiro e um limitador de velocidade também estão incluídos de série.

Tudo é controlado por meio de um painel TFT de cinco polegadas que pode ser pareado com um smartphone usando o aplicativo Y-TRAC da Yamaha (Yamaha – Telemetry Recording and Analysis Controller) para registrar tempos de volta, analisar dados de pilotagem e muito mais.



A Yamaha R9 chega sem impressionar pela potência, mas pretende conquistar pela acessibilidade. O preço não foi anunciado, mas segundo a imprensa europeia, deve ficar em torno de 13.000 euros. Para comparação, MT-09 SP custa cerca de € 13.199, e a última R1, € 20.000!

Tags: Slider

Continue Reading

Previous: Honda Forza 350 é atualizado na Europa
Next: Yamaha R3 também ganha novidades em 2025

Leia também

Mais uma na caixa: Yamaha FZR 750R 1990 com 1 quilômetro no hodômetro
  • Notícias

Mais uma na caixa: Yamaha FZR 750R 1990 com 1 quilômetro no hodômetro

5 de junho de 2025
Influência da Bajaj sobre a KTM tende a aumentar nos próximos anos
  • Notícias

Influência da Bajaj sobre a KTM tende a aumentar nos próximos anos

4 de junho de 2025
Honda CB500X dá lugar à NX 500 no modelo 2026. Veja as mudanças
  • Notícias

Honda CB500X dá lugar à NX 500 no modelo 2026. Veja as mudanças

4 de junho de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.