A Yamaha apresentou hoje (9) todos os detalhes da YZF-R9, nova superbike que chega para substituir a icônica YZF-R1 nas ruas e estradas do mundo. A motocicleta oferece bastante coisa por um preço mais acessível que sua antecessora.
Como já antecipamos aqui e aqui, a Yamaha R9 tem a sua mecânica totalmente derivada da conhecida MT-09 e seu motor de três cilindros em linha de 890 cm³. A potência máxima fica em 119 cv a 10.000 rpm – exatamente a mesma da naked – e 93 Nm de torque a 7.000 rpm.
Ao contrário da última R1, a R9 atende aos mais recentes índices de emissões de poluentes do Euro5+. A Yamaha efetuou mudanças na configuração de injeção de combustível, tempo de ignição e engrenagem final, no que deve resultar em um comportamento dinâmico ligeiramente diferente da MT-09.
O quadro de alumínio fundido também é o mesmo da MT-09. Pesando 9,7 kg, é considerado o chassi mais leve já usado em uma moto esportiva Yamaha, além de ser mais rígido nas direções de torção, longitudinal e lateral quando comparado a outros modelos de três cilindros da marca.
O subquadro aparafusado na traseira, por outro lado, é uma peça inteiramente nova, desenvolvida para acentuar a pilotagem esportiva a que a moto se destina. A altura do assento ficou em 830 mm do solo e o peso em ordem de marcha é de 195 kg (dois quilos a mais que a MT-09).
A suspensão é composta por garfos invertidos KYB de 43 mm que vêm com um revestimento Kashima de bronze e são ajustáveis em rebote e compressão. O amortecedor traseiro oferece ajuste total, com ambos os componentes desenvolvidos em conjunto com os modelos de pista da Yamaha.
A frenagem é garantida por pinças dianteiras Brembo Stylema monobloco, que usam mangueiras trançadas para morder discos de 320 mm. Você também ganha um cilindro mestre radial Brembo e pneus Bridgestone Battlax RS11 de alta qualidade.
O design das carenagens é inspirado nas esportivas mais recentes da Yamaha, como a YZF-R6 e YZF-R7. Claro que um par de asas foram instaladas reduzindo a elevação da roda dianteira entre entre 6% e 7% e aumentando a força descendente adicional no meio da curva para cerca de 10%.
A parte eletrônica é bem completa graças a uma IMU de seis eixos inerciais que fornecem três modos de pilotagem além da opção de quatro modos de pista e duas predefinições personalizadas. Estas permitem que você escolha o nível de intervenção do controle de deslizamento, freio-motor, anti-empinamento, controle de tração e muito mais.
A Yamaha R9 também tem controle de largada, garantindo arrancadas impressionantes em semáforos, e o ABS traseiro pode ser desativado para alguma ação de deslizamento da roda traseira. Quickshifter bidirecional (de terceira geração), controle de cruzeiro e um limitador de velocidade também estão incluídos de série.
Tudo é controlado por meio de um painel TFT de cinco polegadas que pode ser pareado com um smartphone usando o aplicativo Y-TRAC da Yamaha (Yamaha – Telemetry Recording and Analysis Controller) para registrar tempos de volta, analisar dados de pilotagem e muito mais.
A Yamaha R9 chega sem impressionar pela potência, mas pretende conquistar pela acessibilidade. O preço não foi anunciado, mas segundo a imprensa europeia, deve ficar em torno de 13.000 euros. Para comparação, MT-09 SP custa cerca de € 13.199, e a última R1, € 20.000!