Quando a Yamaha lançou a pequenina R25 na Indonésia, no ano passado, eles falaram que “algo mais forte” aguardava a Europa. A YZF-R3, que acaba de ser anunciada no velho continente, é esse algo a mais.
Com um motor bicilíndrico em linha de 321 cc. 4 válvulas por cilindro, confeccionado com pistões em alumínio forjado, a pequena esportiva rende estimados 42 cavalos às 10.750 rpm, bem à mais que as protagonistas da categoria, Kawasaki Ninja 300 e Honda CBR 250R.
Na verdade, a potência da nova Yamaha YZF-R3 perde por 1 cv para a também recém-lançada KTM RC 390, que conta com 51 cc extras. Isso mostra que a marca dos diapasões quer entrar de cabeça no crescente nicho das esportivas de baixa cilindrada.
A R3 terá 169 kg de peso em ordem de marcha, com um tanque de combustível com 14 litros de capacidade. Rodas e pneus vem nas medidas 110/70 (dianteira) e 140/70 (traseira). O disco de freio dianteiro possui 298 mm e o de trás 220 mm. ABS existe como opcional.
A motocicleta deverá chegar às concessionárias durante o primeiro semestre de 2015. Os preços ainda não foram divulgados assim como uma previsão de vinda ao Brasil. Aqui, as opções do mercado são a Kawasaki Ninja 300, Honda CBR 250R, Kasinski GT Comet 250 e Dafra Roadwin 250.