A Yamaha acaba de revelar em seu site norte-americano fotos da YZF-R1S, versão mais despojada e sem diversos dos componentes “nobres” que compõem a superbike da marca dos diapasões.
A suspeita de que a Yamaha estava planejando uma versão mais “acessível” da R1 surgiu em agosto quando documentos de emissões da Califórnia apontavam o registro do nome R1-S (que provavelmente significa standard).
Mas afinal, o que foi cortado nessa nova versão? A R1S contará com bielas e ponteira do escapamento em aço, ao invés de titânio dos modelos normais. O magnésio usado nas rodas, tampas do cárter e do cabeçote foi substituído por alumínio. O Quick Shifter também foi retirado.
Como resultado, a moto ficou quatro quilos mais pesada. Por outro lado será dois mil dólares mais barata nos Estados Unidos. Outra boa notícia é que a superbike manteve o controle de tração de alta especificação e sua unidade de medição inercial (IMU). Desse modo, a perda de desempenho tende a ser pequena.
A Yamaha garante que as mudanças de motor limitam as rotações da moto apenas em uma fração fazendo com que o “pico de potência” não deva ser seriamente alterado. Contudo, nenhuma palavra oficial foi dita sobre isso ainda.