A esperada campanha de Recall da Yamaha YZF-R1 e R1m parece que realmente vai acontecer. Nessa quarta-feira, a mídia francesa confirma que 706 unidades estão envolvidas e menciona até o número do chassi.
O problema, que já havia sido alertado no mês passado pelo Notícias Motociclísticas envolve as engrenagens do câmbio. Segundo uma análise da Yamaha, os dentes entre segunda, terceira e quarta marcha podem se romper em uso extremo, causando a queda do piloto e um acidente que envolva terceiros.
É uma falha que atinge apenas as R1 da nova geração, ou seja, ano/modelo 2015. Para a R1 standard, os números de série envolvidos são entre RN322 00000301 e RN322 0000933. Para a R1m, RN327 00000301 e RN327 0000446.
Os Clientes proprietários dessas máquinas foram notificados por correio e devem marcar uma consulta no prazo estimado com seu melhor concessionário Yamaha, a fim de realizar o procedimento de intervenção. No artigo interior, a expectativa era de que a marca dos diapasões estava projetando uma nova caixa de marchas.
Esse é o segundo Recall envolvendo a R1 em menos de um ano. Entretanto, no primeiro caso a culpa não foi da Yamaha e sim da Öhlins, fabricante sueca de suspensões que encontrou um defeito em seus componentes (que também equipavam outras motos). É provável que o recall no câmbio também chegue ao Brasil, já que a superbike é importada.