Graças à Pol Espargaró, Alex Lowes e Katsuyuki Nakasuga, a Yamaha venceu, pelo segundo ano consecutivo, as 8 Horas de Suzuka no Japão. A marca dos diapasões comandou a prova praticamente de ponta a ponta.
Partindo da pole position, eles mantiveram a posição nas primeiras horas competindo diretamente com os rivais da Musashi RT HARC Pro, a principal equipe da Honda na competição, com o trio Nicky Hayden, Michael van der Mark e Takumi Takahashi.
A disputa entre eles estava parelha e equilibrada, com apenas 20 segundos de diferença, separando as duas motos. Entretanto, um problema mecânico obrigou Hayden a encostar a CBR1000RR Fireblade em um muro, abandonando a prova na terceira hora de competição.
Trata-se do segundo abandono consecutivo da Honda, a montadora com o maior número de vitórias na corrida, 19. No ano passado, Casey Stoner sofreu um seríssimo acidente no Herpin quando o acelerador de sua Fireblade travou. O australiano acabou com o tornozelo quebrado.
Sem a sua principal equipe, a marca da asa precisou se contentar com uma pobre oitava posição, conseguida pela equipe SatuHATI Honda Team Asia. Outro momento ruim para a montadora foi o forte acidente sofrido por Dominique Aegerter, que competia pelo time FCC TSR Honda.
Com a desistência da Honda, a Kawasaki, representada pelo Team Green assumiu a segunda posição com o trio, Leon Haslam, Akira Yanagawa e Kazuki Watanabe. Eles cruzaram a linha de chegada à 2min17s dos líderes, os únicos na mesma volta.
O pódio foi completado pela equipe Yoshimura Suzuki, time particular, que sempre se manteve nas primeiras posições desde os treinos livres. O trio responsável por levar a GSX-R 1000 até a linha de chegada foi Takuya Tsuda, Noriyuki Haga e Josh Brookes, atual campeão do British Superbike, que realizou uma animada disputa pelo segundo lugar com o Leon Haslam.
A melhor equipe que participa regularmente do campeonato de Endurance classificada foi a YART Yamaha, na quarta posição com o trio Broc Parkes, Takuya Fujita, Kohta Nozane. A GMT94, por outro lado foi uma decepção, chegando apenas em 14º, com oito voltas de atraso em relação aos líderes.
O mesmo pode-se dizer dos campeões da SERT Suzuki, a equipe oficial da marca de Hamamatsu no campeonato. Após enfrentarem diversos problemas mecânicos desde os treinos, eles ficaram apenas em 23º, a 13 voltas dos vencedores. Confira abaixo os resultados finais.